Campo Grande (MS), Sábado, 23 de Novembro de 2024

REPRESENTATIVIDADE RURAL

Presidente do Sistema Famasul participa do 5º Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura de MS

Bertoni ressaltou a importância da cadeia produtiva e da abertura de novos mercados com status sanitário livre de aftosa sem vacinação.

16/05/2023

18:15

ASSECOM

LEANDRO ABREU

©João Carlos Castro/Sistema Famasul

O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, participou da abertura do 5º Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura de Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira (16). Realizado pela Asumas (Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores), em Dourados, o evento integra a programação da 57ª ExpoAgro.

Bertoni ressaltou a importância da cadeia produtiva da suinocultura para o agronegócio e a economia de MS.

“A retirada da vacina contra a febre aftosa traz para os produtores rurais um ambiente diferenciado. Precisávamos desse status para alcançar novos mercados. Recentemente, passamos a exportar carne suína para o México”.

Bertoni pontuou a atuação do Senar/MS, com a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). “A ATeG atende hoje 125 propriedades em 17 municípios do estado, levando gestão profissional e sustentabilidade para a produção de suínos”.

O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, destacou o protagonismo da suinocultura no desenvolvimento do agro sul-mato-grossense.

“Dentro da estratégia do atual governo foi estabelecida a suinocultura como eixo fundamental de desenvolvimento. Nós já somos livre de febre aftosa sem vacinação. Esse é o primeiro passo. Agora, temos todo um trabalho de vigilância para que MS consiga se consolidar livre de febre aftosa sem nenhuma denominação”, disse.

O presidente da Asumas, Milton Bigatão, agradeceu a parceria com o Sistema Famasul e enalteceu a suinocultura do estado.

“Temos uma suinocultura exemplar, que em poucos anos passou ser protagonista no país. Agradeço ao Sistema Famasul, parceiro sempre presente, que nos ajuda e orienta, assim como o Senar, que oferece cursos e treinamentos aos nossos produtores”.

Participaram o presidente da ABCS, Marcelo Lopes; o deputado estadual e pres. da Frente Parlamentar da Suinocultura, Renato Câmara; o prefeito de Dourados, Alan Guedes; o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Angelo Ximenes; presidente da Câmara Municipal, Laudir Munaretto; o chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato; o diretor-presidente da Imasul, André Borges; e o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold.

Também estiveram presentes o diretor-secretário da Famasul e superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça; e o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: