RIBAS DO RIO PARDO
Servidores da área de Licitação com estações de trabalho e computadores novos
A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) instalará 4,2 mil metros de rede coletoras em Ribas do Rio Pardo nos bairros São Joaquim, Jardim Esperança, Centro Velho e Jardim dos Estados
05/05/2023
11:00
ASSECOM
Educação ambiental e proteção à saúde por meio de ações comunitárias. É desta forma que a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo e a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) estão tratando um trabalho social que virá junto com a instalação de 4,2 mil metros de rede coletora de esgoto em 350 ligações domiciliares. O trabalho será feito nos bairros São Joaquim, Jardim Esperança e em partes do Centro Velho e Jardim dos Estados.
Tecnicamente, trata-se da fase intitulada como o “Lote 2” destas ligações de redes de esgoto, que virão juntos com a iniciação de educação ambiental nas áreas a serem contempladas, o que inclui visitas domiciliares por um agente a serviço da Prefeitura e da Sanesul. Segundo Édipo Furlan, supervisor de unidade da Sanesul no Município, estas ações são partes do Programa Federal “Avançar Cidades”, que receberá um investimento de R$ 935 mil.
O que a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, a Sanesul e o Governo Federal querem – de fato – é promover o desenvolvimento da participação cidadã através de ações de mobilização comunitária e educação ambiental como formas de sensibilização e noção de corresponsabilidade dos moradores da área de intervenção, frente a indispensável busca pela melhoria das condições de saúde, qualidade de vida e preservação do meio ambiente.
Este projeto de saneamento e, ao mesmo tempo, social contemplará ações de mobilização dos moradores das áreas beneficiadas com visitas educativas, palestras, campanhas e cursos de geração de renda por um técnico do próprio Município. Em Ribas do Rio Pardo, quem terá esta missão é Madalena Vissamalia Lino, que é assistente social e faz parte da LDP Assessoria e Consultoria Técnica – empresa contratada para executar a atividade.
As visitas educativas às residências serão realizadas com o objetivo de informar e sensibilizar sobre a importância da obra como benefício para a prevenção da saúde pública e preservação do meio ambiente, juntamente com a valorização do imóvel e desenvolvimento da cidade, além de instruir sobre a adequada utilização do sistema de esgoto sanitário e de como realizar a interligação da unidade habitacional à rede coletora de esgoto da Sanesul.
A assistente social Madalena Vissamalia Lino trabalhará uniformizada e com crachá de identificação para as visitas nas residências localizadas na área do projeto. Ela vai tirar dúvidas da população sobre as obras e distribuirá material pedagógico sobre como o saneamento tem tudo a ver com a saúde. Esta semana, ela foi apresentada aos secretários de Saúde, Marcos André de Melo; da Educação, Nizael Almeida; e da Assistência Social, Jaqueline Arimura. “Investir em saneamento é pensar na eliminação e prevenção de uma série de doenças, que elevam os gastos públicos com saúde”, disse Marcos André de Melo.
Atividades a serem realizadas do Trabalho Social
Atendimento de 272 (80%) famílias beneficiadas com informações e orientações sobre a obra e educação ambiental, através de visitas domiciliares educativas e micro reuniões;
Realização de uma campanha em escola da área de intervenção do projeto, com objetivo de atender no mínimo 150 pessoas atingindo preferencialmente, a população infanto-juvenil;
Realização de uma palestra temática com as famílias da área de intervenção do projeto, visando atender no mínimo até 30 pessoas;
Realização de um curso de capacitação e/ou aperfeiçoamento profissional com as famílias da área de intervenção do projeto, a fim de atender turmas de até 20 pessoas.
A participação da comunidade na implantação do benefício e nas ações de educação sanitária e ambiental é o princípio fundamental e orientador dessa proposta, que busca viabilizar nas áreas, uma nova concepção de saneamento, saúde e meio ambiente, objetivando a participação efetiva e consciente da população beneficiada.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governador Eduardo Riedel defende anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de Janeiro
Leia Mais
Campo Grande continua com o ‘Drive da Vacinação’ contra a gripe neste domingo (06)
Leia Mais
Paranhos realiza eleição suplementar para novo prefeito neste domingo (6)
Leia Mais
Corrida Solidária lança campanha de arrecadação de agasalhos em Mato Grosso do Sul
Municípios