RIBAS DO RIO PARDO
Servidores da área de Licitação com estações de trabalho e computadores novos
A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) instalará 4,2 mil metros de rede coletoras em Ribas do Rio Pardo nos bairros São Joaquim, Jardim Esperança, Centro Velho e Jardim dos Estados
05/05/2023
11:00
ASSECOM
Educação ambiental e proteção à saúde por meio de ações comunitárias. É desta forma que a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo e a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) estão tratando um trabalho social que virá junto com a instalação de 4,2 mil metros de rede coletora de esgoto em 350 ligações domiciliares. O trabalho será feito nos bairros São Joaquim, Jardim Esperança e em partes do Centro Velho e Jardim dos Estados.
Tecnicamente, trata-se da fase intitulada como o “Lote 2” destas ligações de redes de esgoto, que virão juntos com a iniciação de educação ambiental nas áreas a serem contempladas, o que inclui visitas domiciliares por um agente a serviço da Prefeitura e da Sanesul. Segundo Édipo Furlan, supervisor de unidade da Sanesul no Município, estas ações são partes do Programa Federal “Avançar Cidades”, que receberá um investimento de R$ 935 mil.
O que a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, a Sanesul e o Governo Federal querem – de fato – é promover o desenvolvimento da participação cidadã através de ações de mobilização comunitária e educação ambiental como formas de sensibilização e noção de corresponsabilidade dos moradores da área de intervenção, frente a indispensável busca pela melhoria das condições de saúde, qualidade de vida e preservação do meio ambiente.
Este projeto de saneamento e, ao mesmo tempo, social contemplará ações de mobilização dos moradores das áreas beneficiadas com visitas educativas, palestras, campanhas e cursos de geração de renda por um técnico do próprio Município. Em Ribas do Rio Pardo, quem terá esta missão é Madalena Vissamalia Lino, que é assistente social e faz parte da LDP Assessoria e Consultoria Técnica – empresa contratada para executar a atividade.
As visitas educativas às residências serão realizadas com o objetivo de informar e sensibilizar sobre a importância da obra como benefício para a prevenção da saúde pública e preservação do meio ambiente, juntamente com a valorização do imóvel e desenvolvimento da cidade, além de instruir sobre a adequada utilização do sistema de esgoto sanitário e de como realizar a interligação da unidade habitacional à rede coletora de esgoto da Sanesul.
A assistente social Madalena Vissamalia Lino trabalhará uniformizada e com crachá de identificação para as visitas nas residências localizadas na área do projeto. Ela vai tirar dúvidas da população sobre as obras e distribuirá material pedagógico sobre como o saneamento tem tudo a ver com a saúde. Esta semana, ela foi apresentada aos secretários de Saúde, Marcos André de Melo; da Educação, Nizael Almeida; e da Assistência Social, Jaqueline Arimura. “Investir em saneamento é pensar na eliminação e prevenção de uma série de doenças, que elevam os gastos públicos com saúde”, disse Marcos André de Melo.
Atividades a serem realizadas do Trabalho Social
Atendimento de 272 (80%) famílias beneficiadas com informações e orientações sobre a obra e educação ambiental, através de visitas domiciliares educativas e micro reuniões;
Realização de uma campanha em escola da área de intervenção do projeto, com objetivo de atender no mínimo 150 pessoas atingindo preferencialmente, a população infanto-juvenil;
Realização de uma palestra temática com as famílias da área de intervenção do projeto, visando atender no mínimo até 30 pessoas;
Realização de um curso de capacitação e/ou aperfeiçoamento profissional com as famílias da área de intervenção do projeto, a fim de atender turmas de até 20 pessoas.
A participação da comunidade na implantação do benefício e nas ações de educação sanitária e ambiental é o princípio fundamental e orientador dessa proposta, que busca viabilizar nas áreas, uma nova concepção de saneamento, saúde e meio ambiente, objetivando a participação efetiva e consciente da população beneficiada.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Leia Mais
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado
Leia Mais
Fim de Semana em Mato Grosso do Sul: Cultura, Música e Diversão para Todos
Leia Mais
Fim de semana em Mato Grosso do Sul terá tempo firme e temperaturas de até 36°C
Municípios