ÁGUAS GUARIROBA
Oficina Bolha de Sabão leva capacitação para moradores da região do Tiradentes
Curso promove reuso sustentável do óleo de cozinha com a transformação em sabão
26/04/2023
17:35
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
A coordenação de Responsabilidade Social da Águas Guariroba realizou ontem (25) para moradores da região do bairro Tiradentes, a Oficina Bolha de Sabão. A capacitação faz parte do projeto De Olho no Óleo realizado pela concessionária que tem como principal objetivo conscientizar a população em relação ao descarte correto do óleo de cozinha.
Cerca de 17 moradores participaram da oficina que promoveu ações como o reaproveitamento de óleo de cozinha para o desenvolvimento de sabão e produtos de limpeza.
Para a coordenadora de Responsabilidade Social da concessionária, Bia Rodrigues, um dos principais destaque da capacitação está no reuso sustentável do óleo de cozinha com a transformação em sabão em pó, líquido, sabonetes e produtos de limpeza em geral, capacitando cada participante em um programa de geração de renda voltado a sustentabilidade e conscientização ambiental.
“O objetivo foi trazer a capacitação acompanhada da oficina e do debate em não deixar que esse óleo seja jogado na rede de esgoto, o que ocasiona entupimento da rede e poluição na hora do descarte. A proposta é realizar em 2023 cerca de uma oficina por mês em diversos bairros da capital”, explica Bia Rodrigues.
“O projeto bolha de sabão tem uma iniciativa ambiental excelente, capacitando moradores sobre a reutilização e descarte correto do óleo de cozinha. Além disso, o curso apresenta aos moradores como também reaproveitar este óleo sendo matéria prima para a produção de sabão e detergentes. É uma grande oportunidade para os moradores da região e a parceria com a Águas Guariroba é fundamental para esta realização”, destacou o presidente da associação de moradores do Tiradentes, João Batista.
Moradora no bairro, Angela Rodrigues da Silva destacou a iniciativa do curso em unir capacitação com desenvolvimento sustentável. “Foi uma ótima oportunidade para se aprender sobre como fazer o descarte correto do óleo sem afetar o meio ambiente e reutilizá-lo para a produção de detergentes e sabão. Inclusive tivemos alunos que já utilizavam o procedimento para fazer sabão e participaram da capacitação para aprimorar a técnica. Foi positivo para toda turma”, disse Angela.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Semana Nacional mobiliza doadores de medula óssea em todo o país
Leia Mais
Avanços sanitários, novos programas e articulação política marcam o agro de MS em 2025
Leia Mais
Teste vocacional auxilia jovens na escolha da carreira antes do vestibular
Leia Mais
Mulheres realizam ato simbólico em Ribas do Rio Pardo pela 39ª vítima de feminicídio em MS
Municípios