ASSOMASUL
Prefeitos e secretários municipais visitam Canoas RS, município referência na Telemedicina
10/04/2023
10:25
ASSECOM
Nesta última segunda-feira, 10 de abril, os prefeitos e secretários de saúde dos municípios de Costa Rica, Itaquiraí, São Gabriel do Oeste, Navirai e Terenos, com o diretor-executivo da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Rogério Rosalin, participaram de uma visita no município de Canoas (RS), para conhecer o serviço de Telemedicina e sua operacionalização.
Tanto o custo e equidade são uns dos problemas sérios enfrentados pelos sistemas de saúde do Brasil. O foco dos gestores em conhecer o sistema de Telemedicina são as possibilidades de aprimoramento e conhecimento desta ferramenta, que oferta a ampliação da atenção e da cobertura com os serviços ligados aos cuidados com a saúde.
A telemedicina é uma ferramenta de atendimento médico à distância, que utiliza a tecnologia para proporcionar diferentes serviços, como consultas médicas, diagnósticos e tratamentos de forma remota. No Rio Grande do Sul, assim como em outros estados do Brasil, esse sistema tem sido cada vez mais utilizado como uma opção para melhorar o acesso à saúde, e facilitar os atendimentos e monitoramento dos pacientes, especialmente em áreas mais remotas ou em emergências, como a pandemia da COVID-19.
O prefeito de Itaquiraí e tesoureiro da Assomasul, Thalles Tomazelli, fala sobre a importância da visita no município vizinho para conhecer a implementação e o fluxo de trabalho do Médico Online. "Nós ouvimos falar muito bem sobre o modal de atendimento aos pacientes aqui de Canoas, então viemos saber como que vem acontecendo o trabalho, o que deu certo e o que precisa melhorar. Queremos levar essa inovação para o nosso município, pois precisamos dessa troca de informações pensando nas pessoas, o bem comum para nós que somos gestores públicos".
Já diretor da Assomasul, Rogério Rosalin, comenta o motivo da escolha de Canoas como referência no serviço. "Estamos nessa comitiva de prefeitos e secretários municipais buscando conhecer a implementação do serviço de telemedicina em Canoas, pois no Mato Grosso do Sul nós temos um problema de logística, já que as cidades são muito distantes e quase tudo se busca na capital Campo Grande. Fizemos estudos e vimos que Canoas reduziu uma fila de mais de seis mil consultas, supridas através da telemedicina com o prefeito Jairo Jorge", comentou.
Esse serviço de telemedicina facilita os atendimentos e monitoramento dos pacientes, e também possibilita as trocas de informações e de conhecimento médico entre os profissionais da saúde. O processo não se limita apenas no atendimento assistencial, ele contribui na capacitação dos profissionais envolvidos, promovendo a educação em saúde, prevenção de doenças, pesquisas e trocas de conhecimentos.
Visando que os municípios menores têm dificuldades de acesso nas especialidades médicas, já que precisam se deslocar para os grandes centros em busca de certos atendimentos, o secretário municipal de saúde de São Gabriel do Oeste, Geraldo Rolim, comenta o principal intuito da visita em Canoas, que foi conhecer esse serviço inovador de Telemedicina e verificar as possibilidades de implementação no interior do estado. "Nós vemos essa ferramenta como uma alternativa inovadora. Conhecer a telemedicina em Canoas foi uma experiência bem sucedida, estivemos em uma unidade de saúde da cidade, onde é prestado esse serviço, e tivemos a oportunidade até de conversar com uma médica de Minas Gerais que estava fazendo um atendimento na especialidade de neurologia. Diante disso, podemos ver como funciona essa ferramenta, tanto na questão financeira, entre outros aspectos."
Gestores municipais e secretários de saúde acompanhando a médica de Minas Gerais em atendimento na especialidade de neurologia
O interesse dos gestores municipais nesse serviço é a inovação que a telemedicina pode permitir aos médicos e outros profissionais de saúde, por oferecerem atendimento a pacientes que não estão fisicamente presentes em um consultório médico. Isso pode ser especialmente útil para pacientes que vivem em áreas rurais ou remotas, ou que têm dificuldades para se locomover até um consultório médico.
Esse serviço ofertado em Canoas é uma das referências do Rio Grande do Sul.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Águas Guariroba atinge 200 quilômetros de rede de esgoto implantados em 2024
Leia Mais
Campo Grande ganha novo Centro de Convenções com foco em inovação e educação
Leia Mais
"Como aproveitar a Black Friday 2024 sem comprometer o orçamento: Dicas essenciais para compras inteligentes"
Leia Mais
Deputado Pedrossian Neto apresenta projeto que proíbe o uso de celulares em escolas de MS
Municípios