Campo Grande (MS), Segunda-feira, 25 de Novembro de 2024

RIBAS DO RIO PARDO

Saúde eficiente: número de cirurgias eletivas atinge 252 e o de partos chega 246 em menos de um ano

Os números referem-se às intervenções médicas realizadas no Hospital Municipal Doutor José Maria Marques Domingues

29/03/2023

13:00

ASSECOM

Equipe médica da área cirúrgica do Hospital Municipal Doutor José Maria Marques Domingues

O número de cirurgias eletivas no Hospital Municipal Doutor José Maria Marques Domingues chegou a 252 e o número de partos atingiu 246 – tudo em menos de um ano. As informações são do secretário municipal de Saúde, Marcos André de Melo, que prevê números maiores anda este ano devido às obras de reforma e ampliação do hospital.

De abril a dezembro do ano passado, o número de partos normais somou 101, com 54 bebês do sexo masculino e 47 no feminino. Já nos partos cesárea, também de abril a dezembro de 2022, o número ficou 90, sendo 45 do sexo masculino e 45 do feminino. Este ano, o número de partos normais soma 24 no total, dos quais onze são do sexo masculino e 13 são femininos. Nos partos cesáreas, foram 31 no total, sendo dez para o sexo masculino e 21 para o feminino.

Nas cirurgias eletivas, entre abril e janeiro do ano passado, o total ficou em 162 e neste ano o número já se encontra em 90. De acordo com o diretor administrativo do hospital, Cleiton Bueno, é importante observar a variedade das cirurgias que são feitas. No detalhamento, o diretor destaca os números do ano passado: duas postectomia, 42 cirurgias ortopédicas, 30 herniorrafias, 12 colecistectomias, 7 Vasectomias, 10 cirurgias gerais, 24 Laqueaduras e 35 pequenas cirurgias. Este ano foram três postectomia, 31 cirurgias ortopédicas, 8 herniorrafias, 11 colecistectomias, 4 vasectomias, 27 cirurgias gerais e 6 laqueaduras.

Para o secretário Marcos André de Melo, o desenvolvimento acelerado que o município vive faz com essas realidades sejam superadas em pouco tempo. “A população está aumentando. Portanto, é natural que isso aconteça e que os números aumentem”, frisou Marcos André de Melo. O secretário disse, ainda, que as obras estão em ritmo acelerado e que vão garantir 25 leitos no hospital e outros dez no pronto-socorro, para a unidade de terapia intensiva (UTI).

Um dos paramentos utilizados para justificar que haverá grande aumento de demanda por atendimento vem da própria envergadura da obra. Segundo o diretor Cleiton Bueno, o hospital possui área construída de 1.695,48m². Neste momento estão acontecendo a ampliação do hospital enfermaria, incluindo a nova Central de Gás GLP e a Central de Gases Medicinais. Toda esta estrutura vai absorver 830,16m².  

Há, ainda, a ampliação do pronto-socorro, que será de 260,69 m2. A nova área total construída, ao final da obra de ampliação, será de 2.770,93m². As obras do pronto-socorro são executadas com recursos da Prefeitura de Ribas do Rio Pardo e totalizam R$ 742.768,40. A reforma e ampliação da parte ambulatorial com o hospital enfermaria vem sendo feita pela Suzano com um investimento de R$ 9,25 milhões.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: