SAÚDE
Ebserh em Ação: Hospitais Universitários de MS realizam 246 atendimentos no "Dia E", neste sábado
01/07/2025
15:40
REDAÇÃO
@DIVULGAÇÃO
A população sul-mato-grossense contará com um importante reforço na área da saúde no próximo sábado, 5 de julho, com a realização do “Dia E”, uma grande ação coordenada de saúde promovida pela Rede Ebserh/MEC. A iniciativa ocorrerá simultaneamente nos dois hospitais universitários federais do estado: o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), em Campo Grande, e o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD).
Serão ofertados 246 procedimentos eletivos, entre cirurgias, exames diagnósticos e consultas especializadas, em regime de mutirão, com o objetivo de reduzir filas e ampliar o acesso a atendimentos especializados no SUS.
Ação integrada contra as filas do SUS
A mobilização faz parte do projeto “Ebserh em Ação 2025”, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A estratégia está alinhada ao programa federal “Agora Tem Especialistas”, lançado pelo presidente Lula em parceria com o Ministério da Saúde, que visa reduzir a demanda reprimida de atendimentos especializados em todo o país.
Desde janeiro, o projeto já promoveu 166 mutirões em todo o Brasil, envolvendo os 45 hospitais universitários federais da rede, com ações como:
Cirurgias eletivas agendadas e de baixa complexidade;
Consultas especializadas com equipes médicas e multiprofissionais;
Exames de imagem e laboratoriais;
Procedimentos terapêuticos ambulatoriais.
Formação médica e atendimento humanizado
Mais do que ampliar o acesso à saúde, o “Ebserh em Ação” também reforça o compromisso com a formação prática de residentes, estudantes de medicina e outras áreas da saúde, que atuam sob supervisão direta de especialistas. A iniciativa fortalece o caráter ensino-assistencial dos hospitais universitários e contribui para uma formação profissional alinhada às necessidades reais da população brasileira.
“Esse tipo de ação conjunta tem grande impacto para quem está na ponta, aguardando por uma cirurgia ou exame há meses. E, ao mesmo tempo, representa um ganho significativo para a formação dos nossos profissionais da saúde”, destacou a coordenação da Ebserh em nota.
Locais de atendimento em MS:
Humap-UFMS (Campo Grande)
Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
HU-UFGD (Dourados)
Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados
Sábado, 5 de julho de 2025
Durante todo o dia, com equipes dedicadas exclusivamente ao atendimento dos pacientes previamente selecionados pelas centrais reguladoras do SUS.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Deputada Lia Nogueira participa da inauguração da Sala Lilás e reforça luta contra a violência de gênero em Maracaju
Leia Mais
Câmara derruba veto e garante repasse para compra de fraldas, remédios e alimentos especiais a pessoas com deficiência
Leia Mais
Com 70% do território no bioma, Rio Verde pode mudar de nome para reforçar ligação com o Pantanal
Leia Mais
Projeto de Ponta Porã será aprovado durante 66ª Cúpula do Mercosul em Buenos Aires
Municípios