Campo Grande (MS), Domingo, 24 de Novembro de 2024

RIBAS DO RIO PARDO

Comitê de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 revoga medidas de contenção à doença

O avanço da vacinação, combinado com o baixíssimo número de casos e o não registro de óbitos favoreceram a decisão

22/03/2023

08:00

ASSECOM

Por meio do Decreto nº 45/2023, a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo acatou o pedido do Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 e decidiu revogar as medidas de contenção e combate à doença. O baixo número de casos, a ausência no registro de óbitos e o avanço da vacinação em todas as faixas etárias motivaram a esta decisão, que entrou em vigor a partir da última segunda-feira (20).

Apesar do avanço consolidado no combate à doença pandêmica, o secretário municipal de Saúde, Marcos André de Melo, deixou claro que – a qualquer momento – poderá convocar o Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19, caso haja alteração do quadro na saúde púbica. Agora não é mais obrigatório o uso de máscaras, nem medidas de isolamento. O cronograma de vacinação segue normalmente em todas as unidades de saúde do Município.

No setor de Vigilância Epidemiológica e Referência Técnica (RT) da Saúde do Trabalhador, a coordenadora Maria Alves destacou que é baixo o número de registro de casos, mas informou que podem ocorrer oscilações nos números em caso de relaxamento excessivo. Para justificar sua tese, ela apresentou os números de registros de casos de Covid-19 este ano em Ribas do Rio Pardo: foram 20 casos em janeiro, 42 em fevereiro e apenas sete até dia 20 de março.

Por enquanto, a única preocupação relativa à Covid-19 vem de um conceito geral sobre vírus. Isso porque esta época do ano é o chamado período sazonal de vírus respiratórios, no qual a circulação deles é intensificada, mas não somente em relação a Covid-19. “Toda a área de saúde permanece atenta ao que está acontecendo e, em caso de mudança neste quadro de estabilidade, medida protetivas mais rígidas serão adotadas imediatamente”, disse Maria Alves.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: