ÁGUAS GUARIROBA
Campo Grande sobe duas posições no ranking do saneamento de 2023 pelo segundo ano consecutivo
21/03/2023
18:05
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Campo Grande avançou duas posições no Ranking Nacional de Saneamento de 2023, divulgado pelo Instituto Trata Brasil, na segunda-feira (20/03) já dentro das ações que celebram a semana do Dia Mundial da Água, comemorado dia 22 de março. A capital, subiu para a 26ª, resultado das ações em saneamento realizadas pela concessionária de água e esgoto Águas Guariroba na cidade. Os dados são de acordo com Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2021.
Este é o segundo ano consecutivo que Campo Grande avança no Ranking do Saneamento. Entre os principais investimentos realizados pela concessionária estão a ampliação da rede de coleta de esgoto, a ampliação e revitalização da rede de abastecimento de água e melhorias que trazem tecnologia para aprimorar o monitoramento, a regularidade e a qualidade do abastecimento de água na Capital. Além disso, a concessionária tem um sólido programa de redução de perdas de água, investimento que coloca a cidade como uma das capitais do Brasil com o menor índice de perdas: 19,74%, enquanto a média nacional é de 36,51%.
De acordo com o diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira, a empresa tem trabalhado para melhorar os serviços de saneamento básico na cidade e essa conquista é muito importante para a população. "Avançamos duas posições no ranking e isso significa que estamos conseguindo levar saneamento e principalmente, saúde para a população de Campo Grande. O saneamento básico é fundamental para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas", afirma Themis.
Hoje, Campo Grande possui a cobertura de água universalizada, com um índice acima de 98%, já a cobertura de esgoto ultrapassa os 80%, sendo uma das metas da concessionária atingir a universalização dos serviços de esgoto.
Este ano, a Águas Guariroba colocou em ação um cronograma de obras de implantação de rede de esgoto, que terá 150 km de rede de esgoto e beneficiará 16 mil famílias. O cronograma é uma das maiores ações da concessionária voltada ao saneamento de Campo Grande, buscando a universalização dos serviços de esgoto, antecipando-se ao Marco Legal do Saneamento, que prevê a universalização dos serviços de saneamento em todo o país até 2033.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Semana Nacional mobiliza doadores de medula óssea em todo o país
Leia Mais
Avanços sanitários, novos programas e articulação política marcam o agro de MS em 2025
Leia Mais
Teste vocacional auxilia jovens na escolha da carreira antes do vestibular
Leia Mais
Mulheres realizam ato simbólico em Ribas do Rio Pardo pela 39ª vítima de feminicídio em MS
Municípios