ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
ALEMS tem representantes no Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura
O deputado Pedro Kemp foi designado para exercer a função de membro do CEPCT, para mandato de dois anos
07/03/2023
07:05
HELOÍSE GIMENES
deputado estadual Pedro Kemp (PT)
O deputado estadual Pedro Kemp (PT) foi designado para exercer a função de membro do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (CEPCT), para mandato de dois anos (2023-2025). Amarildo Cruz (PT) foi escolhido suplente. Veja aqui (páginas 157 e 158) o Decreto “P” Nº 341, do Governo do Estado, que oficializa os representantes do comitê.
Criado pela Lei 5.314/2018, o CEPCT tem a finalidade de prevenir e combater a tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanas ou degradantes, no Estado de Mato Grosso do Sul. A norma segue as seguintes diretrizes: respeito integral aos direitos humanos, em especial, das pessoas privadas de liberdade; articulação, em regime de colaboração, com as demais esferas de governo e de poder, especialmente com os órgãos responsáveis pela segurança pública, pela custódia de pessoas privadas de liberdade, por locais de internação de longa permanência e pela proteção de direitos humanos; adoção das medidas necessárias, no âmbito de suas competências, para a prevenção e o combate à tortura e a outros tratamentos ou penas cruéis, desumanas ou degradantes.
O CEPCT é composto por 23 membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo presidido pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Os representantes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), do Ministério Público Estadual, do Poder Judiciário, da Defensoria Pública e de outras instituições públicas participarão do comitê na condição de convidados em caráter permanente, com direito a voz.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Empresários debatem oportunidades da Reforma Tributária e gestão de riscos trabalhistas no Roadshow Cebrasse Centro-Oeste
Leia Mais
EJA Mulher transforma vidas e oferece novos recomeços em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Junior Mochi reúne entidades para discutir efeitos de decreto federal sobre educação especial
Leia Mais
Mato Grosso do Sul amplia estrutura de mamografia e fortalece acesso ao diagnóstico precoce
Municípios