POLÍTICA
Senador Nelsinho Trad propõe recriação da Funasa
Fundação foi extinta no início do ano e atribuições repassadas ao Ministério das Cidades
03/02/2023
19:45
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O senador Nelsinho Trad apresentou, nesta sexta-feira (3), emenda à Medida Provisória 1.156, de 2023, baixada em 2 janeiro pela Presidência da República, para extinguir a Fundação Nacional de Saúde - Funasa. Preocupado com questões da saúde indígena em Mato Grosso do Sul e projetos já aprovados para os municípios sul-mato-grossenses, o parlamentar ingressou com essa ação. “A medida gerou grande preocupação entre profissionais e entidades do setor de saneamento, por se tratar do único órgão federal que atende o saneamento rural e comunidades abaixo de 50 mil habitantes”, explicou o senador Nelsinho Trad.
Segundo o parlamentar, o setor de saneamento vive atualmente uma situação de escassez de recursos e com a extinção da Funasa, há o risco de redução ainda maior nessas ações. “Torna-se fundamental que os recursos alocados na Funasa se mantenham para as mesmas finalidades de atendimento a pequenas comunidades e comunidades rurais”, disse.
Na defesa da medida provisória, o governo federal argumentou que as medidas de saneamento básico são de competência do Ministério das Cidades.
A MPV 1156/23 precisa ser votada até março pelo Congresso Nacional e a emenda proposta pelo senador Nelsinho Trad será analisada durante essa votação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
ProCred 360: linha de crédito do Governo Federal atinge R$ 2 bilhões em empréstimos para microempreendedores
Leia Mais
Maior parque temático da NASA chega neste fim de semana no Shopping Campo Grande com foguete espacial de 14 metros de altura
Leia Mais
Sebrae/MS e Fundect lançam edital de seleção para bolsistas inovadores
Leia Mais
CÂMARA CG DESTINA R$ 8,7 MILHÕES PARA 345 ENTIDADES SOCIAIS
Municípios