CAARAPÓ
Município completa 64 anos nesta terça-feira, 20
Ambos os municípios foram emancipados pela Lei nº 1.189, de 20 de dezembro de 1958
20/12/2022
07:20
GENIFFER RAFAELA
©DIVULGAÇÃO
Caarapó fica à 283 km de Campo Grande e este ano as comemorações começaram ainda no dia 17 de Dezembro com show da cantora gospel Eyshila. Nos dias seguintes, foi a vez de Davidson Silva e Hugo e Guilherme subirem aos palcos. Hoje, dia 20, o encerramento das programações devem acontecer com o show da dupla Guilherme e Santiago. Os cantores estarão se apresentando a partir das 20h, no parque de exposições de Caarapó, a entrada é gratuita.
História
Inicialmente a cidade de Caarapó foi colonizada pelos “mineiros”, como eram chamados os trabalhadores da Companhia Mate Laranjeira. Em 1927, nasceu o povoado, atual sede do Município de Caarapó, que teve como fundadores Nazário de Leon e Manoel Benites.
O crescimento da região foi impulsionado pela extração de erva mate, planta nativa da região. A Cia. Mate Laranjeira era a responsável pela exploração e entrega do produto em áreas previamente delimitadas. Eles também construíram as "recheadas", ou casa sede, e larga trilha onde permitia que veículos de tração animal trafegassem. As trilhas abertas levavam até as margens do rio Amambaí, por onde as mercadorias eram transportadas até os centros consumidores.
Com influência indigena tupi-guarani, a origem do nome da cidade significa: “CAA”, erva-mate, e “RAPÓ”, raiz de erva-mate, dando destaque a planta que fomentou o aumento populacional da cidade. Atualmente o município possui 31.005 habitantes, segundo o censo do IBGE.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governo do Brasil realiza maior mutirão da história do SUS neste fim de semana
Leia Mais
Sífilis segue em crescimento acelerado no Brasil e preocupa autoridades
Leia Mais
MARA CASEIRO DESTACA PRESENÇA CONSTANTE E RESULTADOS EM TODO MATO GROSSO DO SUL EM 2025
Leia Mais
Mulher é morta pelo marido em Ribas do Rio Pardo e MS chega ao 39º feminicídio de 2025
Municípios