GERAL
AGEMS realiza primeira Fiscalização Comercial da distribuição de gás canalizado
07/12/2022
10:30
AGEMS
Gizele Oliveira
Foto: Arquivo
A AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) atinge mais um marco, com o primeiro processo de Fiscalização Comercial dos serviços de distribuição de gás canalizado em Mato Grosso do Sul prestados pela MSGÁS. Os trabalhos começaram nesta terça-feira (6) em Campo Grande e prosseguem ao longo da semana.
Participam a equipe da Câmara Técnica de Gás Canalizado, Câmara de Regulação Econômica de Energia e Gás Canalizado, e da Ouvidoria. Na reunião de abertura, o grupo foi recebido pelo presidente da companhia, Rui Pires dos Santos, e técnicos.
A fiscalização é feita com a apuração de informações in loco e análise de documentos solicitados junto à concessionária. Os serviços comerciais envolvem os procedimentos de atendimento ao cliente, de faturamento e cobrança, de informações sobre o uso seguro e prevenção de acidentes com o gás, e diversos outros aspectos administrativos e da relação comercial da empresa com o consumidor.
Maturidade regulatória
A nova fiscalização amplia as atividades que a AGEMS já executa há alguns anos para garantir a qualidade e a segurança do fornecimento, com a Fiscalização Técnica - onde é verificado todo o sistema de distribuição, com suas instalações, city gate, condições de operação, manutenção e de segurança, integridade física e conservação de rede e demais estruturas.
“A expansão para a Fiscalização Comercial está sendo possível porque a Agência adquiriu ‘maturidade regulatória’ nesse serviço”, explica o diretor de Gás, Energia e Mineração, Valter Almeida da Silva.
A norma legal da AGEMS que guia a fiscalização, tanto Técnica, quanto Comercial, é o documento que estabelece as Condições Gerais de Fornecimento de Gás Canalizado (Portaria nº 94/2013). A fiscalização irá avaliar o cumprimento do que está determinado.
Benefício ao usuário
“É um tipo de fiscalização muito importante para o serviço que a Ouvidoria da AGEMS presta ao usuário. É na verificação comercial que nós checamos como estão funcionando os canais da distribuidora para pedidos de serviços, reclamações, informações ao consumidor; se estão sendo cumpridos os prazos para implantação de serviço e para solução de problemas; e até se os canais da própria AGEMS estão sendo devidamente informados aos clientes da empresa”, cita a Ouvidora Cristiane Ferreira.
“É mais um avanço da regulação e um grande benefício para o consumidor, seja o residencial, o comercial, o industrial, o de GNV. A AGEMS está ainda mais presente na fiscalização desse serviço que tende a crescer cada vez mais em Mato Grosso do Sul”, destaca o diretor-presidente, Carlos Alberto de Assis.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Reconhecimento da fibromialgia como deficiência é pautado em redação final
Leia Mais
Inteligência artificial pode se tornar aliada no combate ao glaucoma
Leia Mais
Emprega CG’ oferece oportunidades em 18 áreas de atuação
Leia Mais
Tempo seco predomina em MS nesta quinta, mas há chance de tempestades isoladas
Municípios