Campo Grande (MS), Terça-feira, 26 de Novembro de 2024

COPA DO MUNDO

Pequenos negócios sul-mato-grossenses se preparam para comemorações

Saiba como Tatiana Agnelli Ottólia de Souza, dona daTutti Frutti Costura Criativa e Maria Letícia Oliveira do Amaral, proprietária da Marbela Acessórios vão se preparar as vendas para o campeonato mundial

04/11/2022

08:35

ASSECOM

A pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios realizada pelo Sebrae revela que em Mato Grosso do Sul, 42% dos empresários afirmam estar em preparação para a Copa do Mundo, número maior do que a movimentação nacional, que é de 37%. Além disso, 26% acreditam que o faturamento da empresa vai crescer durante o torneio. Diante desse cenário, muitos pequenos negócios já estão atentos e se preparam para o momento que pode alavancar as vendas e aumentar o rendimento.

Em Campo Grande, por exemplo, as empreendedoras Maria Letícia Oliveira do Amaral e Tatiana Agnelli Ottólia de Souza já começaram a perceber o interesse dos clientes por peças temáticas. As duas atuam na área do artesanato, Maria Letícia é proprietária da Marbela Acessórios focada na produção de laços, e Tatiana possui o ateliê Tutti Frutti voltado para a Costura Criativa. Apesar de a Copa do Mundo ter início somente no dia 20 de novembro, no último mês, as empreendedoras contam que houve um aumento das demandas voltadas para o campeonato.

Com a grande procura, as empresárias adotaram estratégias para atender o público e a principal delas foi a criação de produtos específicos para o período. Tatiana conta que a ideia para a nova peça veio ao conversar com clientes e buscar por referências. "Quando foi lançado o álbum de figurinhas da copa imaginei a importância afetiva. Lembrei da minha época, como era legal guardar o álbum e a emoção de abrir os pacotinhos. Pensei que algo tão caro precisava estar protegido e como seria mais fácil para levar junto as figurinhas para trocar. Assim, nasceu o kit com a capa para o álbum com necessaire. Foi um sucesso de vendas e inspiração para outras artesãs", comentou.

 

Já Maria Letícia, apostou no verde e amarelo para as novas peças e na exclusividade de cada proposta, de acordo com o que o cliente deseja, considerando também quem irá torcer para outras seleções e não só para a do Brasil. "A Copa do Mundo vem para nos lembrar como é emocionante torcer pelo nosso país. É sinônimo de união e confraternização, o famoso 'vestir a camisa'. No meu caso, ofereço aos meus clientes acessórios com as cores da nossa bandeira, para enfeitar ainda mais os torcedores. Mas deixo claro que também posso fazer de qualquer bandeira dos países competidores. O que vale é o pedido do cliente", finalizou.

 

Como se preparar para a Copa do Mundo

Assim como as empreendedoras fizeram, inovar na criação de produtos que atendam a necessidade dos clientes é um ponto importante a ser levado em consideração. Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Carlos Henrique de Oliveira é preciso utilizar a criatividade. “Crie combos, de produtos ou serviços, uma das melhores estratégias que podem ser adotadas pelos empreendedores é a originalidade na apresentação das peças. Fazendo isso, acabam criando soluções para ajudar os clientes”, explicou o analista.

Juntamente com a inovação, o empresário precisa de um bom planejamento financeiro para que não tenha problemas de fluxo de caixa, além disso, é importante que se antecipar, verificando a situação da empresa para vendas on-line e presenciais e fazendo uma análise de estoque a fim de compreender a demanda dos clientes pelos produtos.

Outro fator que merece consideração é o uso de recursos digitais para venda e divulgação de produtos. Segundo o analista do Sebrae/MS, é essencial interagir com os clientes pelas redes sociais para estabelecer um relacionamento mais próximo com o público e conseguir despertar o interesse das pessoas pelos produtos. Além do universo digital, o cuidado também precisa existir na loja física.

“Utilizar as vitrines de forma atrativa é uma maneira de convidar os clientes para conhecerem os produtos expostos. Então, mesmo que a sua empresa não trabalhe com um produto específico voltado para a copa, você pode apostar na decoração para deixar o espaço com o clima da competição, isso também faz a diferença para chamar a atenção de novos clientes”, destacou Carlos.

Para obter mais informações sobre as capacitações oferecidas pelo Sebrae/MS ligue para 0800 570 0800 ou acesse ms.agenciasebrae.com.br.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: