ELEIÇÕES 2022
Eduardo Riedel diz que primeiro passo é discutir equipe para a gestão de MS e que está 'aberto ao diálogo' com Lula
Candidato do PSDB obteve 56,90% dos votos válidos. Capitão Contar (PRTB), 43,10%.
30/10/2022
21:45
G1
Anderson Viegas, José Câmara e Rafaela Moreira
Eduardo Riedel diz que 'sempre estará aberto ao diálogo' — Foto: Rafaela Moreira
No primeiro discurso como governador eleito de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), celebrou a vitória, prometeu trabalho, diálogo com a população e com o presidente eleito - Luiz Inácio Lula da Silva, e destacou que a partir desta segunda-feira (31) começa a compor sua equipe de secretariado.
“Sempre estarei aberto ao diálogo, essa é uma característica que tenho muito forte, principalmente por acreditar na democracia. Sempre falei da responsabilidade de conduzir o estado e não seria diferente com Lula. A partir de agora vamos formar a equipe, esse é o primeiro passo para elaborar as ações que estão no plano de governo. O sentimento é de gratidão”.
Durante entrevista no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), onde o desembargador Paschoal Carmello Leandro anunciou o resultado da votação, o governador eleito de Mato Grosso do Sul agradeceu os votos que levaram à sua vitória.
O candidato também adiantou que ainda não tem nenhum nome confirmado para compor a sua equipe. Com 100% das urnas apuradas, Riedel obteve 56,90%, contra 43,10% do Capitão Contar (PRTB), que conseguiu 612.113 votos. A diferença foi de 196.097 votos, ou seja, 13,8%.
“Temos um projeto que sempre falamos ao longo da campanha que é um plano de governo baseado no crescimento, desenvolvimento com justiça social e inclusão. Precisamos buscar soluções para os problemas reais da população, como saúde, educação, segurança pública, agricultura familiar e nas comunidades indígenas”, destacou.
Eduardo Riedel disputou ao governo do estado pela primeira vez. O candidato nunca disputou um cargo público. Com o resultado da eleição, o PSDB mantém pela terceira gestão seguida o comando do estado. Durante a coletiva, o candidato pontuou que chegou ao primeiro escalão do governo em 2014, a convite de Reinaldo Azambuja, e que as principais políticas públicas da gestão serão mantidas.
“As boas políticas públicas devem ser mantidas, não podemos deixar de avançar com as escolas de tempo integral, consolidar a regionalização da saúde e avançar no municipalismo 2.0, que é na área de serviço. A área de infraestrutura vai continuar em desenvolvimento”, disse.
Quem é Eduardo Riedel?
Riedel tem 53 anos e é natural da cidade do Rio de Janeiro. É produtor rural e graduado em Ciências Biológicas com mestrado em Zootecnia e Gestão Empresarial e Gestão Estratégica.
Em 1995 Riedel assumiu a gestão da propriedade rural da família, em Maracaju. Com foco na gestão e na tecnologia, mudou o perfil produtivo da Fazenda Sapé – tornando-a referência em governança familiar, sustentabilidade e diversificação.
Foi presidente do Sindicato Rural de Maracaju, da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), do conselho deliberativo do Sebrae/MS e diretor da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).
Riedel foi secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica por seis anos, entre o primeiro e o segundo mandato do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Depois, ainda na mesma gestão, assumiu o cargo de secretário estadual de Infraestrutura, função em que permaneceu até maio deste ano quando renunciou para disputar o governo do estado.
O governador eleito é casado com Mônica Riedel e tem dois filhos: Marcela, de 24 anos e Rafael, de 22 anos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mãe de Ana Castela emociona ao cantar no 'Domingão com Huck' e recebe elogios do público
Leia Mais
Governo de MS avança na regionalização da saúde com entrega de UTI cardiológica no HR de Três Lagoas
Leia Mais
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 55 milhões
Leia Mais
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Municípios