Campo Grande (MS), Sábado, 23 de Novembro de 2024

INTERIOR

Idosos de Costa Rica participam dos Jogos da Melhor Idade de MS em Três Lagoas

26/10/2022

13:35

ASSECOM

Uma delegação do Conviver (Centro de Convivência do Idoso) de Costa Rica participou nos dias 22 e 23 (sábado e domingo), em Três Lagoas, da etapa dos Jogos individuais e em duplas da Melhor Idade MS promovido pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul). A competição visa a inclusão de atletas com mais de 60 anos no cenário esportivo estadual.
 
Os Jogos da Melhor Idade de MS objetivam instrumentalizar os municípios de Mato Grosso do Sul e sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa, proporcionando canais de comunicação, o convívio social, a promoção da autoestima, troca de experiências com as demais gerações, contribuindo para a qualidade de vida e reversão da imagem do idoso em nossa sociedade.
 
O Município ficou em 8º lugar nas duas modalidades que disputou, sendo malha e truco. A competição que contou com a participação de 414 idosos-atletas, com idade acima de 60 anos, sendo 169 mulheres e 245 homens, representando 34 municípios. A competição teve nove modalidades: atletismo, damas, dança de salão, dominó, malha, sinuca, tênis de mesa, truco e xadrez.
 
Conforme a secretária de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira, a participação dos idosos que representaram Costa Rica na competição, vencedores ou não, foi especial e disse esperar que todos possam ter aproveitado ao máximo a experiência. “Muito legal ver a vontade e a disposição dos nossos idosos em participar. Independentemente do resultado nós estamos orgulhosos do que construímos. Vamos continuar trabalhando para levar mais saúde e qualidade de vida para a pessoa idosa”, afirmou a secretária.
 
Segundo o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, os Jogos da Melhor Idade têm grande importância no processo social. “Os Jogos da Melhor Idade atuam na prevenção e promoção da saúde física e psicológica para pessoas com idade acima de 60 anos, possibilitando o envelhecimento ativo e ampliando os campos de sociabilidade”, argumentou o gestor.
 
O acesso ao esporte e ao lazer é um dos direitos da pessoa idosa, assegurados oficialmente conforme Carta Magna Brasileira e demais Legislações Específicas desse segmento, como Política Nacional do Idoso, Estatuto do Idoso, entre outros, documentos norteadores do desenvolvimento das Políticas Públicas voltadas para essa população.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: