SEBRAE
Dia do Amigo: empresários abrem negócio e fazem sucesso com receita de brownie
Loja de brownies artesanais nasce de amizade entre empreendedores e se destaca no mercado
20/07/2022
08:30
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
A amizade de mais de quatro anos foi a garantia para que Rodrigo Gomes, Gustavo Escobar e Marcos Paulo dos Santos unissem a vida pessoal com a profissional, transformando a forte conexão de fraternidade em uma parceria de negócios. Nesta quarta-feira (20), Dia do Amigo, o Sebrae/MS apresenta a história desses empresários que decidiram se arriscar para investir em um negócio.
Rodrigo Gomes, Gustavo Escobar e Marcos Paulo dos Santos são sócios da Los Browneiros, loja especializada em brownies. A parceria nasceu dentro de uma pequena cozinha de apartamento há pouco mais de um ano com o objetivo de ir a um festival de música na cidade do Rio de Janeiro. A fim de arrecadar dinheiro para custear as despesas, resolveram resgatar uma receita antiga de brownie da mãe de Rodrigo.
“Em 2019, eu, Gustavo e o Marcos Paulo queríamos muito ir para o Rock in Rio, mas o dinheiro estava curto na época. No início, havíamos pensado em fazer batata recheada ou pizza, mas o brownie era mais rápido e eu já fazia em casa para amigos sempre que nos reuníamos. Por isso, para conseguirmos arrecadar dinheiro, resolvemos resgatar uma antiga receita de brownie da minha mãe. Começamos as vendas no condomínio onde morávamos. Tínhamos nossos empregos formais durante o dia e das 18h às 00h colocávamos a mão na massa”, conta Rodrigo Gomes.
A ideia deu certo e logo após voltarem do festival decidiram dar o próximo passo e abrir uma loja de brownies artesanais. Porém, precisaram muito mais do que só a vontade de empreender: o planejamento, a formalização do negócio e a coragem foram pontos importantes para o sucesso da empresa.
“Uma das maiores dificuldades logo no começo, após chegarmos do Rock in Rio foi formalizar o negócio, afinal, era um cenário novo para a gente. Em apenas quatro meses, a cozinha do apartamento ficou pequena para tantas encomendas. Além disso, as pessoas começaram a procurar a gente para fazer aniversários, casamentos e outros eventos grandes”, comenta Rodrigo.
Já fora do apartamento em um espaço simples, iniciaram com o delivery em uma sala próxima ao bairro onde moravam. Compraram alguns itens, mas a maioria eram doadas. Os empresários fizeram 56 testes com ingredientes e adaptações inusitadas para criar um produto diferente no mercado. O processo foi complicado, devido ao cenário instável ocasionado pela pandemia da Covid-19. Porém, os amigos não desanimaram. Eles destacam que o bom relacionamento e a amizade foram pontos cruciais para a empresa.
“Hoje podemos dizer que somos muito mais do que só bons amigos, somos uma família. Quem conhece a gente intimamente, quando entra na Los Browneiros, fala que consegue enxergar a nossa extensão lá dentro. Além de todos os elementos que remetem à atmosfera de um festival de música, tem a nossa essência bem forte. A loja está se tornando cada vez maior, por causa da nossa determinação, trabalho e laços que construímos. Temos a visão muito igual, sabemos dos objetivos, de onde a gente quer chegar. Há um equilíbrio e tem dado muito certo”, revela Marcos Paulo.
Neste processo, os empresários contaram com apoio do Sebrae para a formalização, concretização e orientações em relação à abertura da empresa. “Conhecemos o Sebrae através de anúncios e ouvimos outros empresários falando sobre os serviços. Nós tivemos uma visão de como o nosso negócio poderia se tornar realidade. Sempre me lembro da prestatividade e do incentivo que recebemos para continuar, mesmo com as dificuldades. Com as orientações corretas desde o início, tivemos todo o apoio que precisamos. Foi com base nessas orientações que sempre estivemos corretos com as responsabilidades de uma empresa”, explica Gustavo Escobar.
Inovando com brownies
A equipe de “browneiros” conta ainda com a presença de Bianca Padoa, responsável pela administração da loja. Ela explica que a empresa tem o costume de pensar em novos produtos, com o apoio dos clientes. “O Rodrigo com a equipe do ‘Backstage’ (nome da nossa cozinha) sempre procura inovar nos sabores, combinações e em produtos diferentes. Gostamos de ouvir os nossos clientes e as ideias deles, todos os meses temos sabores novos, alguns fixos e outros sazonais”, afirma Bianca.
“Além do amor que temos pelo negócio, a proposta da empresa é algo totalmente diferente do que já existe. Por isso, a estética da loja tem tantas cores, grama sintética, a arte de rua na parede e a atmosfera da música. Criamos um produto bom e que encanta, queríamos que as pessoas tivessem a mesma experiência e sensação que é estar dentro do festival. Nós procuramos fazer ações e criar uma comunicação totalmente na contramão do que todo mundo faz, nos destacando no mercado”, complementa Bianca.
O anseio por melhorias é algo que faz parte da rotina, já que os empresários buscam diariamente inspirações para o crescimento do negócio. Os próximos passos envolvem expandir e fortalecer a marca, abrir novas lojas e uma fábrica, além de transformar a Los Browneiros em uma franquia. Por fim, para Rodrigo, Gustavo e Marcos Paulo, consolidar os valores do empreendimento é uma forma de conectar os clientes com a essência da empresa.
Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, pelo número 0800 570 0800.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Paraíso das Águas inaugura novo Salão Municipal de Eventos nesta sexta-feira
Leia Mais
Inaugurado o novo Mercado do Produtor de Paraíso das Águas
Leia Mais
TCE-MS é destaque na Rede Integrar para modernização das contratações públicas
Leia Mais
Feirão de empregos da Eldorado Brasil acontece neste sábado (23) em Água Clara, MS
Municípios