ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Projeto quer contratação apenas de cantores locais em festas com recursos públicos de MS
O projeto está em tramitação na Assembleia Legislativa
19/07/2022
14:55
Assembleia de MS. Foto: Marcos ErmÃnio, Midiamax. - Arquivo
Festas e comemorações financiadas com recursos públicos de Mato Grosso do Sul poderão ter apenas contratação de cantores locais. A obrigatoriedade é prevista no projeto de lei nº 208/2022, que tramita na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).
“A contratação de cantores, instrumentistas, bandas ou conjuntos musicais para a realização de shows, eventos culturais e apresentações musicais de qualquer gênero, com verbas oriundas de recursos públicos, deve destinar o percentual mínimo de 30% (trinta por cento) do valor dos cachês nacionais, com a contratação de artistas sul-mato-grossenses para o evento”, diz a proposta.
Para ser contratado, o artista local ainda deverá estar cadastrado na Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul. A proposta ainda diz que uma lista deverá ser divulgada pelo Governo do Estado, com todos os artistas cadastrados.
A seleção ficará à cargo do organizador do evento e a fiscalização da lei, se aprovado o projeto, ficará para o órgão responsável pelo financiamento. “O descumprimento da contratação prevista implica a obrigatoriedade da devolução integral dos recursos públicos recebidos”, define o texto.
Autora do projeto, a deputada Mara Caseiro (PSDB) defende que existem “artistas regionais que há anos enfrentam certa dificuldade para expor seu trabalho”. Por isso, o projeto tem objetivo de “corrigir tais distorções, além de ampliar o valor social do financiamento público da cultura”.
Devido ao recesso parlamentar da Alems, o projeto segue em tramitação e tem previsão para ser votado em primeira discussão em 2 de agosto.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCJ do Senado aprova PEC sugerida por Hashioka, que inclui Pantanal de MS como patrimônio nacional
Leia Mais
Hashioka homenageia empreendedores com entrega da Comenda “Ueze Elias Zahran”
Leia Mais
Cerca de 77 mil mulheres aguardam mamografia pelo SUS
Leia Mais
MS registra 1.912 novos empregos formais em setembro; saldo do ano supera 26 mil
Municípios