Campo Grande (MS), Terça-feira, 26 de Novembro de 2024

CAPITAL

Com quase 7 mil inscritos, congresso do CONASEMS em Campo Grande é o maior da história

15/07/2022

11:15

ASSECOM

Com aproximadamente 6,8 mil inscritos, a 36ª edição do Congresso do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems), que acontece em Campo Grande até esta sexta-feira (15), se consolida como o maior congresso da história. O Congresso do Conassems é considerado o maior fórum de discussões sobre saúde pública da América Latina.

A programação teve início na terça-feira (12) com a 17ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS” com a apresentação de mais de 300 experiências exitosas na área da saúde de todo país.

A abertura oficial aconteceu na quarta-feira (13), com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no auditório master do evento, instalado no Shopping Bosque dos Ipês.

Em sua fala, Queiroga ressaltou a importância do fortalecimento da Atenção Básica. “Temos mais de 40 mil UBS, e através da Atenção Básica, concretizada na ponta, que nós vamos fazer as verdadeiras transformações sociais que o Brasil precisa”, disse.

A capital Sul-mato-grossense foi escolhida para ser sede do evento em votação realizada durante o congresso realizado em 2019, que aconteceu em Brasília (DF), concorrendo com os município de Florianópolis (SC) e Bento Gonlçalves (RS).

Para o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, além de ser um momento importante no fomento e discussão de políticas públicas e estratégias voltadas à saúde, o evento representa também um ganho econômico para o município, com a movimentação  de toda a rede hoteleira e comércio de forma geral.

“É um momento muito importante para Campo Grande, pois todos os olhares estarão voltados para cá. O nosso município  avançou muito na área da saúde e certamente o congresso é uma vitrine destas boas práticas que devem servir de modelo para o resto do País”, pontuou.

A programação conta com grandes mesas sobre temas importantes para a gestão municipal do SUS: Fortalecimento da Atenção Básica, o SUS e a pandemia da Covid-19, Financiamento e Gestão, além de atividades paralelas sobre Regionalização, Assistência Farmacêutica, Saúde Mental, Judicialização e Emendas Parlamentares.

Programação

15/07 – 09 às 12 h – C1 – Sala onça Pintada – Seminário: Captação de Recursos por meio das Emendas Parlamentares
15/07 – 09 às 12 h –  C2 – Sala Arara Azul – Seminário: Vigilância em Saúde
15/07 – 09 às 12 h –  C3 – Sala Capivara – Oficina Política nacional de Apoio: estratégia oportuna para qualificação da gestão no SUS?
15/07 – 09 às 12 h – C4 – Sala Tuiuiú – Oficina Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS)
15/07 – 09 às 12 h –  C5 – Sala Jacaré do Pantanal – Seminário: A importância da Avaliação de Tecnologias em Saúde na definição das Relações Municipais de Medicamentos
15/07 – 09 às 12 h –  C6 – Sala Ariranha – Compras em Saúde: aspectos gerais e nova lei de licitação
15/07 – 09 às 12 h – Sala Dourado – Oficina: Por uma agenda integrada entre a Política Nacional de Promoção e os ODS da Saúde e os ODS
15/07 – 09 às 12h – Auditório Master – Mesa 4: Financiamento e Gestão
15/07 – 15 h – Auditório Master – Plenária Final


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: