REUNIÃO VIRTUAL DO BRICS
Líderes do Brics discutem tarifaço e conflitos em reunião virtual
08/09/2025
08:25
AGÊNCIA BRASIL
REDAÇÃO
Presidente Lula participou de reunião virtual com líderes do Brics para discutir tarifas, conflitos e estratégias multilaterais. A reunião foi organizada pelo Brasil, atual presidente rotativo do bloco. © Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na manhã desta segunda-feira (8) de uma reunião virtual com líderes dos países membros do Brics. A cúpula, organizada pelo Brasil que atualmente preside o bloco teve como foco a coordenação de estratégias multilaterais em meio à nova política dos Estados Unidos de aumentar tarifas sobre parceiros comerciais.
Entre os temas debatidos estavam o fortalecimento de acordos comerciais usando moedas nacionais, mecanismos alternativos de comércio, além das guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza. Também foi discutida a necessidade de reformas nas instituições de governança global.
Lula deve aproveitar a reunião para convidar os líderes para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro, na cidade de Belém.
Especialistas apontam que o tarifaço imposto pelo governo dos EUA, liderado por Donald Trump, visa conter a perda de competitividade norte-americana para a China e funciona como uma chantagem política contra o Brics, que é visto como uma ameaça à hegemonia dos Estados Unidos, especialmente pela proposta do bloco de substituir o dólar nas transações comerciais.
A reunião extraordinária acontece dois meses após a Cúpula do Brics no Rio de Janeiro, quando Trump ameaçou os países alinhados ao bloco.
O Brics é formado pelos países fundadores Brasil, Rússia, Índia e China, além da África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.
O encontro foi fechado, e o governo deve divulgar nota oficial com os detalhes das discussões. Lula reforçou a defesa da soberania dos países e a importância de ampliar e diversificar o comércio entre as nações do Sul Global.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Semana Nacional mobiliza doadores de medula óssea em todo o país
Leia Mais
Avanços sanitários, novos programas e articulação política marcam o agro de MS em 2025
Leia Mais
Teste vocacional auxilia jovens na escolha da carreira antes do vestibular
Leia Mais
Mulheres realizam ato simbólico em Ribas do Rio Pardo pela 39ª vítima de feminicídio em MS
Municípios