Campo Grande (MS), Domingo, 26 de Outubro de 2025

REUNIÃO VIRTUAL DO BRICS

Líderes do Brics discutem tarifaço e conflitos em reunião virtual

08/09/2025

08:25

AGÊNCIA BRASIL

REDAÇÃO

Presidente Lula participou de reunião virtual com líderes do Brics para discutir tarifas, conflitos e estratégias multilaterais. A reunião foi organizada pelo Brasil, atual presidente rotativo do bloco. © Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na manhã desta segunda-feira (8) de uma reunião virtual com líderes dos países membros do Brics. A cúpula, organizada pelo Brasil que atualmente preside o bloco teve como foco a coordenação de estratégias multilaterais em meio à nova política dos Estados Unidos de aumentar tarifas sobre parceiros comerciais.

Entre os temas debatidos estavam o fortalecimento de acordos comerciais usando moedas nacionais, mecanismos alternativos de comércio, além das guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza. Também foi discutida a necessidade de reformas nas instituições de governança global.

Lula deve aproveitar a reunião para convidar os líderes para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro, na cidade de Belém.

Especialistas apontam que o tarifaço imposto pelo governo dos EUA, liderado por Donald Trump, visa conter a perda de competitividade norte-americana para a China e funciona como uma chantagem política contra o Brics, que é visto como uma ameaça à hegemonia dos Estados Unidos, especialmente pela proposta do bloco de substituir o dólar nas transações comerciais.

A reunião extraordinária acontece dois meses após a Cúpula do Brics no Rio de Janeiro, quando Trump ameaçou os países alinhados ao bloco.

O Brics é formado pelos países fundadores Brasil, Rússia, Índia e China, além da África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.

O encontro foi fechado, e o governo deve divulgar nota oficial com os detalhes das discussões. Lula reforçou a defesa da soberania dos países e a importância de ampliar e diversificar o comércio entre as nações do Sul Global.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: