JATEÍ
Festa da Fogueira de Jateí levou descontração para a cidade e bateu recorde de público
05/07/2022
11:30
Redação
EDILIENE BORGES
Os moradores do município de Jateí e das cidades vizinhas tiveram a oportunidade de participar no último final de semana de uma das melhores festas já realizadas na região. Foi a 45ª Festa da Fogueira, que durou três dias e reuniu um público de mais de 100 mil pessoas.
Um dos momentos mais aguardados foi o acendimento da fogueira de 65 metros de altura, considerada a maior do Brasil e que consta inclusive no livro dos recordes desde 2002. A fogueira foi acesa na noite de sábado (02).
Ao abrir o evento, o prefeito Eraldo Leite falou da alegria em poder voltar a realizar a festa - iniciada pelo seu pai, já falecido - e que ficou suspensa durante a pandemia. Ele esclareceu ainda que todos os gastos foram pagos com recursos próprios.
“Jateí passa por um momento ótimo. O município faz essa festa totalmente com recursos próprios, sem patrocínio, sem usar recursos da saúde, da educação, da assistência social, da infraestrutura, de todas as áreas.
Fizemos essa festa com o maior prazer, porque o povo merece. Abrir essa festa é motivo de muito orgulho para mim”, disse.
O prefeito também fez questão de agradecer a todos que colaboraram para a concretização do evento.
“Agradeço primeiro a Deus, e depois à Câmara de vereadores, que tem sido parceira, e aos funcionários da prefeitura. Nada acontece por acaso e eu sozinho não faço nada. O sucesso desta festa eu entrego aos nossos servidores, porque são eles que me ajudam a construir um município próspero”, destacou.
Eraldo Leite anunciou que a intenção é fazer uma festa ainda maior em 2023. “Nós temos o compromisso de melhorar e no ano que vem, se Deus quiser, estaremos aqui realizando a 46ª Festa da Fogueira” disse.
A festa foi iniciada na sexta-feira, dia 1º, com show do cantor Michel Teló. No sábado (2), foi a vez da dupla Marcos e Belutti animar o público. A terceira e última noite de shows ficou por conta de Luan Santana.
Toda estrutura, que contou com parque de diversões e praça de alimentação, foi montada no Parque da Fogueira, com portões abertos ao público durante os três dias. Além dos shows nacionais, foram realizados rodeios e apresentações de cantores locais.
A grande fogueira, construída com madeira de reflorestamento, demorou cerca de um mês para ficar pronta e, segundo a organização do evento, foram respeitadas todas as normas de segurança estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros.
Repercussão
A Festa da Fogueira é realizada desde 1977 em homenagem a São Pedro, Padroeiro de Jateí, e já se tornou tradição para quem mora na cidade ou nos municípios vizinhos.
Muitas dessas pessoas nem mesmo eram nascidas quando o senhor José Jorge Leite, pai do atual prefeito, resolveu realizar a primeira edição da Festa da Fogueira, como lembra o prefeito de Vicentina, Marquinhos do Dedé.
“Fomos criados com essa tradição. Tenho 44 anos e o Eraldo, toda vida fez festas maravilhosas em Jateí. Desde criança eu acompanhava e agora, como prefeito e grandes amigos que nós somos, eu quero parabenizar o Eraldo e a Dona Neres, porque eu sei o quanto é difícil fazer uma festa dessas, desse porte. Mas eles seguiram e construíram, acredito, que o melhor parque de festas de Mato Grosso do Sul para proporcionar esse momento para o pessoal da cidade. Vem gente de fora prestigiar, mas com certeza, o intuito do prefeito é agradar as pessoas que moram aqui em Jateí e que muitas vezes não têm condições de ir a uma festa como a ExpoAgro, em Dourados, porque é longe e o custo é alto. Então, eu parabenizo meu amigo Eraldo e a Dona Neres pela festa magnífica que eles fizeram esse ano, com certeza superando a expectativa”, ressaltou Marquinhos.
Durante os três dias de festa, a cidade, que conquistou fama nacional por construir a maior fogueira do Brasil, recebeu visitantes e autoridades de várias cidades de Mato Grosso do Sul.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Dia Mundial da Atividade Física: como o esporte impulsiona a saúde e o sucesso profissional
Leia Mais
Câmara Municipal abre estande para atendimento ao público na Expogrande
Leia Mais
Casal encontra nos queijos artesanais a oportunidade para recomeçar no campo
Leia Mais
Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis
Municípios