SAÚDE
Assomasul sedia II Simpósio da Saúde da Mulher
25/05/2022
10:20
ASSECOM
Jackeline Oliveira
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, por meio da Gerência de Atenção à Saúde da Mulher e a Pessoa em Situação de Violência, em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, realiza hoje (25) na Assomasul, o ‘II Simpósio Estadual da Saúde da Mulher’, em alusão ao Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna. Este evento integra as ações do Projeto Bem Nascer MS, na ocasião o diretor geral da Assomasul, Edilsom Zandona, representou o presidente Valdir Junior.
Para o secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, a maior parte das mortes maternas ocorridas no Brasil são por circunstâncias que poderiam ter sido evitadas. “Infelizmente, estas mortes estão associadas a falta de acompanhamento gestacional adequado, como infecções, pré-eclâmpsia, complicações respiratórias ou abortos inseguros, causas que poderiam ter sido evitadas. Por isso, estamos sensíveis a esta situação e realizando este simpósio para os profissionais de saúde de nosso Estado”.
A gerente da Saúde da Mulher, Hilda Guimarães de Freitas, reforça a necessidade para que toda sociedade esteja envolvida no autocuido, para que as mulheres entre 10 a 49 anos, adotem hábitos saudávei tais como: atividade física, alimentação saudável entre outros, com o propósito de quando planejar uma gravidez que tenha condições de vivenciar esse momento único da sua vida, com qualidade sem ou com o mínimo de intercorrências possíveis.
“Durante o evento será abordado o tema sobre a importância do Projeto Bem Nascer MS, referente as estratégias de intervenção para a diminuição da Mortalidade Materna, tais como: a implantação e implementação dos métodos de longa duração – LARC´s; estratificação de risco gestacional, bem como, o acompanhamento dos indicadores que avaliam a qualidade de assistência do pré-natal”, explica Guimarães.
No Estado de Mato Grosso do Sul o índice de mortalidade materna entre os anos de 2020 e 2021 apresentou aumento significativo, sendo registrado 16 óbitos maternos em 2020 e saltando para 51 óbitos em 2021 – se comparado com os últimos cinco anos é considerado o mais alto da série histórica. Um óbito materno é considerado quando acontece no decorrer da gestação ou em até 42 dias após o parto.
‘Bem Nascer MS’
O Projeto ‘Bem Nascer MS’ vem apoiar a assistência quanto a qualidade dos serviços de saúde que por muitas vezes, não tem tido potência suficiente para evitar mortes evitáveis tanto materna quanto infantil em Mato Grosso do Sul. Por isso, o projeto será a pedra fundamental para a estruturação dos serviços de saúde, qualificação de profissionais, além do aperfeiçoamento e atualização de toda a rede materno-infantil do Estado.
Para isso, o ‘Bem Nascer MS’ conta uma plataforma digital que reúne diversas informações que vai de encontro com os eixos prioritários do projeto: educação permanente; linhas de cuidado materno-infantil; painel de monitoramento e avaliação; planejamento reprodutivo; sífilis congênita; prevenção à mortalidade materno e infantil; produção científica; financiamento e governança. Lá, há materiais gráficos digitais que falam sobre o ‘Planejamento Reprodutivo e métodos contraceptivos’, ‘Amamentação’, ‘Pré-Natal’, ‘Direitos da Mulher’, livros, painéis sobre a mortalidade materna e infantil, investimentos e espaço da madrinha. Para conferir clique aqui.
O projeto ‘Bem Nascer MS’, conta com investimentos de mais de R$ 14 milhões na estruturação da rede de atendimento materno-infantil no Estado. E integra a Atenção Primária, Secundária e Terciária, que visa oferecer melhorias no atendimento especializado como no suporte avançado em Obstetrícia; suporte avançado em Pediatria; qualificação do transporte Sanitário; além de lives e webs conferências periódicas. Há ainda a realização do monitoramento e avaliação por meio da Integração com a Vigilância Epidemiológica e o monitoramento e avaliação de indicadores, bem como a contratualização e sistema de avaliação de indicadores.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Águas Guariroba atinge 200 quilômetros de rede de esgoto implantados em 2024
Leia Mais
Campo Grande ganha novo Centro de Convenções com foco em inovação e educação
Leia Mais
"Como aproveitar a Black Friday 2024 sem comprometer o orçamento: Dicas essenciais para compras inteligentes"
Leia Mais
Deputado Pedrossian Neto apresenta projeto que proíbe o uso de celulares em escolas de MS
Municípios