Campo Grande (MS), Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Artistas se apresentam em Corguinho e público se encanta com a cultura paraguaia

03/04/2022

11:00

ASSECOM

O evento Terra Gloriosa – Alianças Culturais, promovido pelo Ecossistema Dakila, Núcleo Tapé Aviru Paraguay e a Prefeitura Municipal de Corguinho, trouxe uma noite especial e diferenciada aos corguinhenses que festejaram e dançaram muita polca e guarânia durante o show que aconteceu em união com a Feira Verde, no dia 1º de abril, na praça Limirio Cândido Vilela. A festa foi dedicada às mulheres, em alusão ao mês de março, e contou com vários sorteios. Muita diversão e alegria foi compartilhada neste dia que mesmo diante da forte neblina no início, não impediu a população de festejar. 

A moradora de Corguinho, Rosângela Melo, achou fantástica a experiência cultural que fortaleceu o comércio local e a união de pessoas. “Eu nunca tinha visto de perto como é a cultura paraguaia e fiquei apaixonada, tenho certeza que toda a população também ficou. Essa parceria de Dakila com a prefeitura foi maravilhosa, podem trazer sempre mais atrações. Todos somos iguais, eu acredito que só moramos em países diferentes, mas somos um só povo isso pôde ser fortalecido no dia de hoje”. 

Gilmar Antonio também se surpreendeu com a atração cultural paraguaia, algo diferenciado em seu ponto de vista. “Achei sensacional essa iniciativa de trazer novidades ao município. Dakila está cada vez mais abraçando Corguinho e fomentando nosso comércio, o que traz bons resultados e crescimento regional. Mesmo de baixo de chuva, a praça ficou lotada, sinal de que a festa estava muito boa”, afirmou. 

Após a abertura do evento pela banda Jaguaru Folk, subiram ao palco a prefeita do município -Marcela Ribeiro Lopes, o vereador e gerente administrativo do Ecossistema Dakila – Gustavo Guerra e sua esposa Mariana Pires, a presidente e vereadora da Câmara Municipal de Corguinho – Renata Canhete, a coordenadora do Núcleo Tapé Aviru PY – Juliet Sarai, o coordenador artístico do Núcleo – Carlos Julian González, e o presidente do Ecossistema Dakila – Urandir Fernandes de Oliveira. 

O vereador Gustavo Guerra, em sua fala, agradeceu pela presença de todos e a parceria na realização do evento que pôde levar à Corguinho uma noite memorável. “É um prazer imenso estar aqui hoje, onde nós do Ecossistema Dakila conseguimos trazer um pedacinho do que é o Paraguai. Obrigado ao Urandir pela oportunidade de mostrar um pouco do nosso mundo para o pessoal do município, de poder trazer nossa energia, frequência e vibração para o evento”. 

O presidente do Ecossistema Dakila ressaltou a honra de estar em Corguinho, lugar aonde tudo começou, e poder compartilhar da prosperidade. “Para nós é gratificante e de muito orgulho estar aqui com vocês compartilhando dessa alegria, com certeza essa é uma história que não terá fim, vai ser cada vez mais bonita e abrilhantada. Espero que este intercâmbio cultural traga a união tão esperada com todos os moradores do município e região”, disse Urandir. 

Reconhecimento e respeito 

A prefeita de Corguinho, Marcela Ribeiro Lopes, relembrou como essa parceria começou e destacou sua admiração por Urandir diante de sua jornada. “O Vereador Gustavo, juntamente com a Juliet Sarai, me trouxe este presente. Nós já estávamos querendo fazer algo diferente no mês de março em alusão às mulheres e esse convite só somou. Quero agradecer de coração a família Dakila que estão sendo nossos parceiros, se envolvendo em nossas atividades, obrigada por acreditarem no nosso município”. 

“Sempre me espelhei muito no Urandir, na construção de Dakila – e eu sei que não foi fácil – e hoje está numa proporção mundial. Ele enfrentou críticas, acusações e minha vida não tem sido diferente, por isso encaro na persistência, não podemos perder a esperança. Fico feliz quando vejo Dakila conquistando o mundo e me sinto orgulhosa por ser a primeira prefeita mulher nessa cidade e também a primeira pessoa a abrir as portas para vocês [Dakila]. Minha gratidão por acreditar em mim, ser parceiro, comprar minhas ideias e que essa união possa trazer outras amostras culturais ao município”, completou a prefeita. 

Juliet Sarai e Carlos Julian receberam da Prefeitura Municipal de Corguinho um reconhecimento pelo trabalho, dedicação, amor e organização do evento. Em seguida das formalidades, o grupo Las Paraguayas tomou conta do palco e o Elenco Folklórico Municipal de Luque encantou o público com as danças típicas e cheias de histórias. 

A convite da Prefeitura de Corguinho, a cantora Juliana Monteiro encerrou a noite de apresentações artísticas na praça onde a população cantou e dançou muito sertanejo. O evento teve transmissão ao vivo pela TVCH e pode ser acessado pelo link: Alianza Cultural: Tierra Gloriosa – 2a apresentação – Direto de Corguinho/MS – TVCH – YouTube 

A mostra de dança e música continua neste sábado, 02 de abril, onde o grupo se apresenta em Taboco, Distrito de Corguinho. O evento vai começar às 18h na Av. Pedro Balduíno – em frente a Escola Francisco Nogueira Sobrinho. 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: