Política de Inclusão Social de Pessoas com Nanismo pode ser implantada em MS
14/03/2022
16:15
OSVALDO JÚNIOR
Evander Vendramini, autor do projeto, enfatiza que as pessoas com nanismo sofrem com preconceitos e dificuldade de acesso a bens e serviços
Mato Grosso do Sul poderá desenvolver projetos e ações de política pública para combater o preconceito e promover a inclusão de pessoas com nanismo. É o que prevê o Projeto de Lei 59/2022, que estabelece diretrizes para a Política Estadual de Inclusão Social de Pessoas com Nanismo. A proposta, de autoria do deputado Evander Vendramini (PP), começou a tramitar nesta segunda-feira (14) na Assembleia Legislativa.
O projeto objetiva, de modo geral, proporcionar melhor qualidade de vida a pessoas com nanismo nas diversas áreas da sociedade, abrangendo a educação, a saúde, o trabalho, a cultura, a acessibilidade, o urbanismo, o esporte e o lazer. Entre as ações, serão realizadas campanhas educativas, buscando conscientizar a população de que o nanismo não impede a convivência social, debates, palestras, testes e exames que permitam a identificação precoce do nanismo, entre outras iniciativas.
“Há, na sociedade, falta de acesso apropriado para essas pessoas com nanismo nos diversos bens públicos, como, por exemplo, telefones, banheiros públicos, ônibus, cinemas, etc.”, comentou o deputado Evander Vendramini na justificativa do projeto. Ele também frisou que pessoas com nanismo têm mais dificuldade de conseguir emprego na comparação com a população em geral.
O projeto deve ser apresentado na sessão plenária desta terça-feira (15). Depois, seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), para votações nas comissões de mérito e no plenário.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Juíza federal manda governo reativar radares em rodovias
Leia Mais
Audiência pública discute ampliação do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (19)
Leia Mais
Agosto Laranja chama atenção para a esclerose múltipla e reforça importância do diagnóstico precoce
Leia Mais
Governador Eduardo Riedel deixa PSDB e oficializa filiação ao Partido Progressista
Municípios