Campo Grande (MS), Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026

EDUCAÇÃO / INSCRIÇÕES ABERTAS

Fies abre inscrições para o primeiro semestre de 2026

Programa oferece mais de 67 mil vagas em instituições privadas de ensino superior em todo o país

03/02/2026

08:25

REDAÇÃO

Inscrições do Fies 2026 devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. @Agência Brasil/EBC

Os estudantes interessados em participar do processo seletivo do primeiro semestre de 2026 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já podem se inscrever a partir desta terça-feira, 3 de fevereiro. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 6 de fevereiro, devendo ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Durante o período de inscrição, o candidato poderá escolher até três opções de curso, com possibilidade de alterar as escolhas até o encerramento do prazo.

Regulamentado pelo Edital nº 3/2026, o processo seletivo do primeiro semestre irá ofertar 67.301 vagas em 1.421 universidades, faculdades e centros universitários, distribuídas em 19.834 cursos e turnos. Para todo o ano de 2026, o Fies prevê a oferta de 112.168 vagas, sendo que as restantes e aquelas não ocupadas nesta edição serão disponibilizadas no segundo semestre.

Para participar, é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, obtendo média aritmética igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas e nota diferente de zero na redação. Também é exigida renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos.

A classificação dos candidatos será feita de acordo com a ordem decrescente das notas do Enem, considerando o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. Terão prioridade, respectivamente, candidatos que não concluíram o ensino superior e nunca utilizaram o financiamento estudantil; aqueles que já utilizaram o Fies e quitaram o débito; candidatos com curso superior concluído que nunca utilizaram o programa; e, por fim, quem já concluiu o ensino superior e utilizou o financiamento, desde que quitado.

O processo seletivo também contempla o Fies Social, que reserva 50% das vagas para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e com inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Os pré-selecionados nessa modalidade poderão contratar financiamento de até 100% dos encargos educacionais.

Os estudantes do Fies Social estão dispensados da comprovação de renda junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), devendo comparecer apenas para validação das demais informações. Caso sejam identificadas inconsistências, poderá ser solicitada documentação complementar. Já os candidatos às vagas destinadas a pessoas com deficiência deverão apresentar laudo médico com indicação do tipo e grau da deficiência, conforme a Classificação Internacional de Doenças (CID).

O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 19 de fevereiro. Os estudantes pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro. Aqueles que não forem convocados integrarão automaticamente a lista de espera, com chamadas previstas entre 26 de fevereiro e 10 de abril.

O Ministério da Educação orienta que todos os candidatos fiquem atentos aos prazos e às etapas do processo seletivo para não perderem a oportunidade de acesso às vagas ofertadas pelo programa.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: