ABERTURA DO ANO LEGISLATIVO
Assembleia Legislativa abre Ano Legislativo de 2026 nesta terça-feira com mensagem do governador Riedel
Sessão solene marca retomada oficial das atividades parlamentares em Mato Grosso do Sul
03/02/2026
07:45
REDAÇÃO
Sessão solene no Plenário Deputado Júlio Maia marca a abertura oficial do Ano Legislativo de 2026 na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. @Divulgação/ALEMS
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realiza nesta terça-feira (3) a solenidade que marca a abertura oficial do Ano Legislativo de 2026, correspondente à 4ª Sessão Legislativa da 12ª Legislatura. O ato contará com a presença dos 24 deputados estaduais e do governador Eduardo Riedel (PP), que fará a tradicional leitura da mensagem do Poder Executivo ao Parlamento.
A cerimônia está prevista para as 9h, no Plenário Deputado Júlio Maia, e segue o rito institucional estabelecido pelo Regimento Interno da Casa. Antes da solenidade, às 8h45, o governador participa da revista à tropa da Polícia Militar, na rampa de acesso ao prédio da Assembleia Legislativa, onde será recepcionado pelo presidente da Alems, deputado Gerson Claro (PP), além de parlamentares e demais autoridades.
Na sequência, ocorre o hasteamento das bandeiras no pavilhão externo do Legislativo. Concluídos os atos protocolares, convidados e autoridades seguem para o plenário, onde a sessão solene formaliza o início dos trabalhos legislativos de 2026.
Durante a solenidade, o governador Eduardo Riedel apresentará um balanço das principais ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, além de expor as prioridades, metas e diretrizes da gestão para o ano. Após a mensagem do Executivo, o presidente da Assembleia Legislativa também fará pronunciamento oficial.
Retomada das sessões ordinárias
Apesar da abertura solene do Ano Legislativo ocorrer nesta terça-feira, as sessões ordinárias da Casa que incluem a apreciação de projetos de lei, requerimentos, indicações e debates em plenário terão início na quarta-feira (4).
Ao longo de 2026, as sessões ordinárias da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul seguem o calendário regimental, sendo realizadas de terça a quinta-feira. A sessão inaugural marca o reinício formal das atividades parlamentares após o recesso e abre espaço para a retomada das discussões de temas estratégicos para o Estado, como orçamento, políticas públicas, desenvolvimento econômico e ações do Executivo estadual.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Copa do Mundo 2026 inspira novas tendências de roupas com cores, estilo esportivo e peças casuais
Leia Mais
Vazio sanitário da soja já está em vigor em Mato Grosso do Sul e segue até 15 de setembro
Leia Mais
Corumbá recebe pacote de obras em saúde, infraestrutura, saneamento e proteção às mulheres
Leia Mais
Ministério da Saúde cria comitê para reduzir mortalidade materna e infantil indígena
Municípios