Governo de MS apresenta programa para expandir práticas esportivas em aldeias indígenas
22/02/2022
17:00
Fundesporte
Clara Rockel e Lucas Castro
Fotos: Bruno Rezende/Governo MS
Representantes de comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul participaram, nesta terça-feira (22), de uma consulta pública organizada pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e pela Secic (Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura), com o objetivo de discutir a ampliação de atividades esportivas e de lazer nas aldeias. O evento foi realizado no Museu das Culturas Dom Bosco, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.
As propostas apresentadas integram o programa "Povos Indígenas: Esportes, Lazer e Cidadania", que contempla a publicação de um edital de chamamento público para a contratação de profissionais de educação física e agentes de esporte para todas as aldeias do estado, além da distribuição de kits de material desportivo com itens solicitados por cada comunidade.
O diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, destaca que o programa objetiva aumentar o acesso às práticas esportivas, abrangendo pessoas de todas as idades nas aldeias, de forma organizada e sistematizada. “Nestes sete anos o Governo do Estado sempre teve um olhar muito especial para essa população. Todos os programas da Fundesporte privilegiam e contemplam os povos indígenas, porém precisamos de uma atuação mais específica. Agora, vamos aplicar um programa nas aldeias que use o esporte como um instrumento de transformação social”.
Além das lideranças indígenas participaram do evento o secretário de Cultura e Cidadania, João César Mattogrosso, o presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda, e o secretário-adjunto de Cultura e Cidadania, Eduardo Romero
No encontro, os representantes indígenas tiveram a oportunidade de discutir o que foi exposto pelo Governo, além de apresentar críticas, sugestões e novos pontos de vista, de forma que o edital publicado atenda, de fato, aos anseios dos povos originários no segmento esportivo. “É muito importante que o Governo do estado ouça essa parcela da população, uma vez que não faz sentido a realização de um projeto que não a atenda”, declara o secretário de Estado de Cidadania e Cultura, João César Mattogrosso. “Com essa conversa, vamos conseguir entregar um produto final que será adequadamente utilizado pelas comunidades”.
O encontro reuniu caciques das oito etnias indígenas presentes em Mato Grosso do Sul: Atikum, Guarani Kaiowá, Guarani Ñandeva, Guató, Kadiwéu, Kinikinau, Ofaié e Terena, de 29 municípios. “O estado inteiro está aqui, temos representantes de várias etnias. Essa união foi essencial, fazendo com que fossem apresentados os pontos de todos”, relata a cacique Ana Batista, da aldeia Tereré, em Sidrolândia. “O governador está de parabéns, assim como toda a equipe da Fundesporte e da secretaria”, conclui.
Resgate dos Jogos Indígenas
O resgate dos Jogos Indígenas de Mato Grosso do Sul, proposto pela Fundesporte, também foi aprovado por unanimidade pelos representantes. A competição será realizada ainda neste ano, no segundo semestre. A previsão é que tenha como sede o Parque das Nações Indígenas, na capital, e envolva também apresentações artísticas e culturais.
“Nosso objetivo desde o início da gestão foi fortalecer a prática esportiva dentro das comunidades indígenas. Isso fica claro quando vemos que, das 17 escolas indígenas do estado, 12 fazem parte do Programa MS Desporto Escolar (Prodesc) A partir de 2019, começamos a pensar na organização de competições. Infelizmente, por conta da pandemia de Covid-19, nossos planos foram atrasados, sendo retomados no momento”, pontua o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.
Participaram também da consulta pública o secretário-adjunto da Secic, Eduardo Romero; os subsecretários de Políticas Públicas, Fernando Souza (População Indígena), Luciana Azambuja (Políticas Públicas para Mulheres) e Ian Leal (Juventude). Da Fundesporte, o diretor-executivo Silvio Lobo Filho e a gerente-geral de Planejamento, Fabiane Macedo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Roberson Moureira inicia transição governamental em Ribas do Rio Pardo
Leia Mais
Frota da PM de Dourados precisa de reforço urgente, afirma deputada Lia Nogueira
Leia Mais
Hashioka solicita melhoria em trecho da BR-376 com MS-147 próximo ao acesso a Culturama
Leia Mais
Vereador Clodoilson Pires destaca importância do refis para regularização de débitos dos contribuintes de Campo Grande
Municípios