Campo Grande (MS), Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Equipe do Senac visita Zigurats e divulga análise situacional do turismo em Corguinho

08/02/2022

15:32

ASSECOM

Entre os dias 02 e 03 de fevereiro, a Cidade Zigurats recebeu a visita de uma equipe técnica do Senac MS que realizou uma pesquisa no local com o intuito de elaborar uma análise situacional do turismo no município de Corguinho. Os profissionais fazem parte do Programa Rede de Desenvolvimento Econômico Local – Del Turismo – que visa fortalecer a economia da região, por meio da cooperação entre poder público, trade turístico local e a sociedade civil.

Em Mato Grosso do Sul, Corguinho e Pedro Gomes aderiram ao programa. Os trabalhos serão focados no planejamento e na implementação de estratégias que atendam as demandas específicas de cada destino. Os estados do RN, MS, MG, SC e AC são os participantes nessa primeira fase da Rede Del Turismo.

Os profissionais chegaram por volta das 19h em Zigurats e após todas as acomodações necessárias fizeram a observação astronômica sob orientação do pesquisador Marcus Rigo. Na manhã do dia 03, uma série de entrevistas foram realizadas com os moradores da Cidade com o objetivo de levantar dados para análise situacional do turismo na região.

Dando sequência na programação, o grupo fez um tour por Zigurats, conhecendo os principais pontos como o Mini Monumento, a construção do Maior Monumento Escalonado, visitaram o interior de uma casa redonda, o Centro Tecnológico e muito mais.

Um apanhado de informações técnicas foi apurado para análise e na manhã do dia 04 de fevereiro, na Câmara Municipal de Corguinho, aconteceu a apresentação do panorama do que foi encontrado no município. O programa iniciou há poucos dias e passou por Zigurats, comunidade de Furnas da Boa Sorte, distrito de Taboco e dentro da própria cidade ouvindo os moradores.

“Temos o desejo de transformar o nosso município em um polo turístico, acreditamos no potencial da nossa região, sabemos que essa indústria vai mudar o nosso destino e o Del Turismo veio para ver o que precisamos melhorar. A primeira coisa que fizemos foi ouvir a população, ou seja, não é um projeto que vem pronto, nós o montamos com base nas necessidades locais”, afirmou José Correia, Diretor de Turismo do Município de Corguinho, durante a apresentação de resultados.

A metodologia para fazer a análise segue um modelo internacional que vem sendo usado no mundo todo em destinos turísticos que querem se sustentar a longo prazo. A iniciativa une as cinco regiões do Brasil em projetos com foco na promoção do turismo sustentável. O Instituto Educacional da Economia Bávara (BBW) é parceiro do programa, e o Ministério para a Cooperação e o Desenvolvimento da República Federal da Alemanha (BMZ) e a Fundação para o Desenvolvimento Econômico e Qualificação Profissional (SEQUA) são apoiadores. A realização no estado de Mato Grosso do Sul é da Fecomércio MS e do Senac MS.

Marcelo Chiarelli, consultor Del Turismo do Senac Rio Grande do Norte, explicou durante a reunião as etapas do programa. “Já tivemos a sensibilização e a análise da documentação do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), agora estamos fazendo o diagnóstico situacional e daqui um mês voltamos para treinar o Conselho e montarmos o plano de turismo. Para finalizar o processo, realizamos um evento que chamamos de pit stop onde olhamos o que foi feito, o que valeu a pena e quais são os caminhos futuros”, pontua o profissional.

Entre as ações previstas, um dos destaques é a consagração dos municípios participantes com a certificação internacional de “Destino Verde”, concedida pela fundação holandesa Green Destination. Parceiro estratégico no projeto, a Green Destination examina os municípios no que diz respeito à sua adequação para certificação internacional como um destino sustentável.

Na apresentação do diagnóstico, Marcelo Chiarelli explicou sobre a cadeia do turismo formada pela atração, transporte, hotelaria, alimentação, serviços turísticos e comercialização. Também apresentou uma nuvem de palavras, conforme foram realizadas entrevistas com moradores, e uma das que mais aparece quando se busca referência por Corguinho é a Cidade Zigurats.

Um grande fator que chamou atenção na análise feita pelo Del foi a hospedagem. Atualmente Corguinho possui um hotel e quatro pousadas que somam 75 leitos, o que foi considerado pouco diante da demanda turística. Mas para a surpresa da equipe, este ano a perspectiva de aumento chega a ser de 200%, isso porque 142 leitos estão em construção em Zigurats, que já conta com uma pousada e alojamentos simples.

Gustavo Guerra, gerente administrativo do Ecossistema Dakila, ressalta a importância desse programa no município e afirma que a Cidade Zigurats, sendo uma das principais atrações turísticas da região, está cada vez mais preparada para receber pessoas de todo o mundo.

“Nosso planejamento de expansão está se concretizando, além da parte hoteleira, Zigurats também está finalizando um camping e outros pontos estratégicos que vão atrair muito mais visitantes num futuro próximo, como é o caso da construção do Maior Monumento Escalonado, espaço este que terá 63 metros de altura e funcionará como um grande centro de pesquisa, lazer, entretenimento e muito mais”, afirma Gustavo.

“Receber a visita técnica desses profissionais é de suma importância para ver se realmente estamos no caminho certo de estratégias turísticas. Também é uma forma de crescer e potencializar Corguinho, uma cidade pequena e que há muito o que se explorar. Agora com essa análise feita, vamos aguardar os próximos passos do programa e seguir prósperos para que o turismo consiga ser auto sustentável”, complementa e finaliza o gerente administrativo.

Diversos pontos da cadeia turística foram apresentados detalhadamente e novas anotações foram feitas com base na opinião do grupo participante da mostra de resultados. Todo o passo a passo do programa pode ser acessado por meio de uma agenda criada no site trello.com.

Para assistir a transmissão da análise situacional feita pelo Del, acesse a página do Facebook da Câmara de Corguinho. Através do site https://sirio.tur.br/relatorio-del-turismo/ é possível ver o resultado das entrevistas realizadas no município, dados estes utilizados no diagnóstico.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: