Campo Grande (MS), Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024

Evander sugere construção de banheiros ecológicos para ribeirinhos no Pantanal

03/02/2022

12:20

ADRIANA VIANA

ASSECOM

Promover uma melhor qualidade de vida e condições mais dignas de saneamento para população ribeirinha que vive às margens dos rios que permeiam o Pantanal Sul-Mato-Grossense. Este é o objetivo da proposta apresentada pelo deputado Evander Vendramini (Progressistas), ao Governador do Estado Reinaldo Azambuja, com cópia autônoma ao Senhor Eduardo Correa Riedel, Secretário de Estado de Infraestrutura, e ao Senhor José Eduardo Barbosa Rocha, Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, e ao Senhor Walter Caneiro Junior, Diretor-presidente da Sanesul, solicitando estudos técnicos e de viabilidade econômico-financeira para implementação de um programa social de construção de banheiros ecológicos e lavanderia de alvenaria no modelo palafita com bomba de captação de água dos rios, e saneamento básico (tratamento de água) para os Ribeirinhos dos rios do Pantanal, Paraguai e afluentes.

Em sua justificativa, o parlamentar argumentou que a implantação do banheiro ecológico, saneamento descentralizado, em regiões com alagamentos sazonais necessitam de adaptações especiais, como a deposição de dejetos em recipientes impermeáveis instalados, acima do solo e fixo por hastes, de modo que o movimento das águas não permita o extravasamento dos dejetos. Nele não se utiliza água para diluição dos dejetos, apenas, para a higienização das mãos. No meio rural a distribuição dispersa das populações impossibilita a implantação de sistemas centralizados de coleta e tratamento de esgoto, ocasionando contaminação de recursos hídricos.

“Nos rios do pantanal, devido à inexistência de um programa de saneamento básico, os ribeirinhos utilizam banheiros construídos à beira, ou sobre os rios. Nesse sistema, fezes e urina são lançadas diretamente no rio, ou sobre o solo, carreados pelas águas da chuva ou pelo ciclo das marés. Sem tratamento, os efluentes contribuem para a contaminação dos recursos hídricos, proliferações de vetores e doenças. É também uma fonte de contaminação para os animais domésticos, que circulam livremente embaixo dos banheiros em busca de alimento”, destacou o parlamentar.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: