Vacinação contra a covid em MS completa 1 ano; primeiras vacinadas relatam estar seguras e saudáveis
18/01/2022
10:18
Subcom
Subcom
A campanha de vacinação contra a covid-19 em Mato Grosso do Sul completa um ano nesta terça-feira (18). Doze meses após o início, o Estado começa a imunizar crianças de 5 a 11 anos e contabiliza quase 74% de sua população com o esquema vacinal completo - índice superior à média nacional, que se aproxima dos 70%.
O Estado já recebeu 5.134.347 doses dos imunizantes do Ministério da Saúde. Desse total, 4.902.544 já foram aplicadas na população - o equivalente a 95% do estoque.
Conforme dados do Vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a população, de forma geral, tem aderido à campanha de vacinação: 91,67% das pessoas com 18 anos ou mais já concluíram o esquema vacinal, sendo que 37,78% delas receberam até a dose de reforço. Em relação aos adolescentes de 12 a 17 anos, 65,07% já terminaram o ciclo de imunização.
Para o governador Reinaldo Azambuja, os números são bons e revelam a consciência das pessoas em busca pela proteção individual e imunidade coletiva. Entretanto, ele ressalta que ainda existem vacinas disponíveis e adultos que sequer tomaram tomaram a primeira dose do imunizante, além daqueles com a segunda dose atrasada ou sem a dose de reforço.
“A vacinação completa é essencial para combatermos o vírus da covid. Vamos tomar a vacina, que é o antídoto que deve ser buscado por todos nós. Dependemos disso para salvar vidas e voltar à nossa normalidade , então nenhuma outra prioridade deve ser maior do que essa: unir esforços e buscar, de todas as formas, os meios para acelerar a imunização da população", destacou.
Marco histórico
Segundo o secretário Geraldo Resende, o início da vacinação depois de um 2020 difícil foi marco histórico que encheu o Estado de esperança frente a um cenário terrível de mortes que se alastravam. "De lá para cá não paramos, de domingo a domingo nossas equipes da SES e dos 79 municípios trabalharam e continuam trabalhando incansavelmente para salvar vidas", falou.
"O resultado desse esforço foi estampado nas principais manchetes de todos os jornais Brasil afora. Mato Grosso do Sul se tornou o número 1 em vacinação", continuou o secretário. "Quanto mais avançamos, menos morte e menos dor. E hoje quem se vacinou e tem sido contaminado apresenta, em sua grande maioria, só sintomas leves", concluiu.
"A vida é só uma, tome a vacina"
Primeira pessoa a ser vacinada em Mato Grosso do Sul, a indígena terena Domingas da Silva, de 84 anos, conta que segue saudável um ano após o início da imunização no Estado. "Agradeço a Deus que tomei a primeira vacina, depois tomei outra e outra. Tomei as três doses. Estou com saúde, estou bem e peço para meus amigos e as crianças: quem não tomou, vamos tomar", fala.
Moradora da Aldeia Tereré, em Sidrolândia, Domingas se vacinou contra a covid-19 pela primeira vez em 18 janeiro de 2021, em evento organizado pela SES com a presença do governador Reinaldo Azambuja e do secretário Geraldo Resende para marcar o início da campanha em Mato Grosso do Sul.
Depois dela,Maria Bezerra, 84, foi a primeira idosa assistida por uma instituição de longa permanência a receber o imunizante no Estado. Moradora do Asilo São João Bosco, em Campo Grande, ela comemora o avanço da campanha e defende que as pessoas continuem alertas para não propagar o vírus, já que as notificações da doença voltaram a crescer depois da virada do ano.
“É uma segurança para todos nós porque estou vendo a doença aí assombrando o povo. Tome a vacina, faça o teste e use a máscara. Eu estou segura, mas a hora que disserem ‘tome a vacina’ eu tomo de novo, pois (a covid-19) é uma doença perigosa, ela mata. E já tem outros tipos (variantes), não é só um”, afirmou a idosa.
“A vacina para mim é uma segurança. Eu me sinto totalmente segura com a vacina que tomei. Então, dou um conselho para as pessoas: a vida é só uma, tome a vacina”, alertou a idosa.
Especialistas têm afirmado que a vacinação aliada ao uso de máscara é a melhor forma de combater a pandemia. Após um ano de gestão da campanha para combater a maior crise de saúde que essa geração já viu e a adesão da maior parte da população à vacinação, o governador Reinaldo Azambuja tem avisado por onde passa: “94% das pessoas que vão à óbito não tomaram a vacina”.
Bruno Chaves
Foto destaque: Asilo São João Bosco
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS fecha acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
Leia Mais
Ana Castela comemora 22 anos com surpresa romântica de Zé Felipe
Leia Mais
Arauco destaca coragem e responsabilidade ao comunicar ações sustentáveis durante a COP 30
Leia Mais
Sala Lilás é inaugurada em Pedro Gomes e reforça o enfrentamento à violência contra a mulher em MS
Municípios