Campo Grande (MS), Domingo, 22 de Dezembro de 2024

Chapadão do Sul, MS: Obra de usina de etanol será lançada dentro de 60 dias no município

04/08/2014

08:40

CMS


A pedra fundamental do projeto de implantação da Usina de Etanol Biourja do Brasil deverá ser lançada em 60 dias. A informação foi repassada pelo prefeito de Chapadão do Sul, Luiz Felipe Magalhães, durante audiência pública sobre a instalação do empreendimento no município na noite de quinta-feira.

A Biourja, que terá investimentos de R$ 140 milhões, prevê utilizar na operação da usina 343 mil toneladas de milho por ano. A meta é aproveitar 380 mil toneladas de milho, abrindo 150 empregos diretos e outros 600 indiretos. A POET é um dos maiores produtores de etanol nos Estados Unidos, onde tem 27 destilarias e responde por 10% da produção do País.

No Brasil, além da unidade em Chapadão do Sul, a empresa planeja construir outras usinas na região de Mato Grosso do Sul. Além de etanol, o grupo pretende produzir DDGF, que é um subproduto utilizado na ração animal por conter alto valor energético e proteico. Apesar de o grupo ser inédito no Brasil, a nova usina deverá criar um novo segmento no mercado com a produção anual de 110 mil toneladas.

A audiência pública teve o aval da Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) para a apresentação do Relatório de Impacto Ambiental (Rima) para o licenciamento de implantação da usina. Entre os impactos considerados negativos pelo estudo estão ruídos provenientes de veículos, erosão, contaminação do solo e alteração na quantidade de água.

Entre os impactos positivos estão a geração de empregos e renda, dinamização da economia e utilização da infraestrutura da área de influência indireta.

O empreendimento será construído na MS-306, km 101, a cerca de oito quilômetros do centro da cidade.


Escrito por Correio do Estado


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: