Campo Grande (MS), Domingo, 22 de Dezembro de 2024

CAMPO GRANDE, MS: Primeira-dama entrega prêmios a alunos do Instituto Mirim vencedores do concurso cultural do FAC

09/09/2014

11:10

CMS


Foto:Ângelo Smaniotto
Premiadas, junto ao lado da primeira-dama e equipe do Instituto Mirim 

Na manhã desta terça-feira (09), a primeira-dama e presidente de honra do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), Andréia Olarte, realizou a entrega dos prêmios para os alunos do Instituto Mirim, autores das três melhores redações inscritas no 1º Concurso Cultural de Redação “115 anos, Campo Grande Mais Feliz”, em alusão ao aniversário da cidade, em cerimônia realizada na unidade do Centro.

Em 3º lugar ficou a aluna Priscielle de Oliveira da Silva, da unidade do Carandá, autora da redação “Campo Grande 115 anos”, que levou para casa uma bicicleta. A vice-campeã foi Nadya Alves Rodrigues, estudante da unidade do Centro e autora da redação “Minha, sua, nossa Cidade Morena”, contemplada com um celular.

Elaine Cristina da Costa sagrou-se campeã do concurso com o texto “Orgulho de ser campo-grandense”. A aluna estuda na unidade do Centro e ganhou um tablet, que, segundo ela, irá servir também para agregar os estudos. “Eu já tenho um computador e o tablet agora vai me ajudar a estudar fora de casa, pois não preciso carregar mais tantos livros”, conta a aluna. Ao receber o prêmio das mãos da primeira-dama, Elaine tremia de alegria. “É um orgulho muito grande poder representar todos os alunos dessa unidade. Qualquer um podia estar aqui no meu lugar porque todos são capazes. Não desistam e nem subestimem seu potencial”, incentivou a campeã.

“Foi uma ação que contou com a participação de mais de mil alunos. Essa cerimônia de entrega de prêmios é um reconhecimento pela dedicação e esforço que eles tiveram para fazer o texto. Eu li quase todos e, realmente, foi muito difícil escolher só três. Eles argumentaram e expuseram suas ideias muito bem no papel. Por outro lado, foi bom para conhecer o dia-a-dia deles e levantar as necessidades em alguns bairros, tudo por meio do texto”, aponta a primeira-dama.

Ainda segundo ela, serão desenvolvidas mais ações voltadas para os alunos do Instituto Mirim, pois um dos focos do prefeito Gilmar Olarte (PP) é promover a educação, primando por sua qualidade. “Estamos pensando também num evento esportivo e cultural, quando ele mesmo virá fazer a abertura”, pontua Andréia.

O concurso

O 1º Concurso Cultural de Redação “115 anos, Campo Grande Mais Feliz” foi destinado aos alunos das duas unidades do Instituto Mirim de Campo Grande, totalizando mais de mil participantes. Os textos foram avaliados por uma comissão formada por professores de língua portuguesa e literatura da Rede Municipal de Ensino (Reme), que analisaram critérios como concordância, regência, pontuação, ortografia, flexão, gênero literário, adequação ao tema proposto, originalidade e criatividade do texto.

De acordo com a presidente de honra do FAC o objetivo da iniciativa foi homenagear a Capital pelo seu aniversário, “bem como sensibilizar os jovens sobre a importância da dedicação aos estudos e seu envolvimento nas questões sociais e de desenvolvimento da cidade, estimulando-os a produzirem textos sobre sua relação com a cidade, abordando aspectos do cotidiano e que trazem felicidade a nossa cidade”.

Segue abaixo na íntegra o texto vencedor:

Orgulho de ser campo-grandense

Sua variedade de lugares, sua tranqüilidade, as pessoas batalhadoras que sempre acordam cedo, para fazer com que essa cidade ande para frente, os seus pontos turísticos, que contam a história desta cidade maravilhosa, reservas naturais, onde estão as nossas maiores riquezas, isso é o que me faz mais feliz e orgulhosa, pois sei que faço parte deste lugar, cheio de riquezas a admirar.

Mais valorização, não somente com quem não vive aqui, mas sim quem formou um lar nesta cidade, que a valorize pois ela é o nosso patrimônio, nossa terra, preserve bem esta cidade, pois outra igual não há. Que quem vive aqui venha a amar essa Morena, portanto há muitas coisas que precisam mudar, mas isto é com calma, pois nem tudo se faz com pressa, então o que me faria feliz é que as pessoas começassem a valorizar primeiramente o que elas têm, para depois se preocuparem com as mudanças.

Então mais um ano de cidade morena, quero te parabenizar por estes cento e quinze anos, cujo quinze deles pude presenciar, tenho muito orgulho de dizer que moro em Campo Grande, hoje ouvi uma frase que dizia, que quem morar na Cidade Morena não quer morar em nenhum outro lugar, então estive pensando nesta frase e perceber que é uma verdade, pois não há outra cidade que venha a se comparar com sua beleza, sua tranqüilidade com a boa vontade e a alegria da sua gente, por isso digo que tenho orgulho de dizer que sou Campo Grandense de corpo, alma e coração. Parabéns cidade adorada pelos seus cento e quinze anos de pura beleza.

Fonte/Autor: Ângelo Smaniotto/J.CorreioMS

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: