A prefeitura de Figueirão, por meio da Secretaria de Municipal de Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente, realizou na manhã desta quarta-feira (15), no auditório da prefeitura, uma reunião com os representantes da Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar (Coophaf) e os pequenos produtores rurais do município para esclarecer dúvidas, levar informações sobre a produção de hortaliças com bases ecológicas.
Segundo o técnico social da Cooperativa, Jovelino Alves Caetano,“a produção no sistema agroecológico o homem é simplesmente mais um componente do sistema, onde procura viver em harmonia com a natureza. Considerando, respeitando e monitorando todos os seres vivos (animal e vegetal) ao seu redor, inclusive o cumprimento da legislação ambiental existente.”
“Estamos entregando 29 casas rurais, estamos buscando firmar convênio com mais 50 casas para atender a população da zona rural. Quero parabenizar a cooperativa que além da parceria para a construção de casas rurais, vocês estão levando orientações e incentivo aos pequenos produtores do município para a produção de alimentos de qualidade.” Destacou o prefeito de Figueirão, Neilo Souza da Cunha.
“O programa é uma parceria com o Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal, com o Governo Estadual, por meio do Seprotur, e pela Prefeitura Municipal de Figueirão.
A Secretária de Agricultura. Destacou ainda que “ estamos realizando o cadastramento de produtores rurais, principalmente os pequenos, que desejam instalar em suas propriedades tanques escavados para a criação de peixes. “ Destacou a secretária Municipal de Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente, Marciana Rosa Ramos.
“Fortalecimento da agricultura familiar, informar sobre a importância da produção de hortaliças na propriedade rural”. Finalizou a assistente social da Coperativa, Isabel Meneghini. .
No período da manhã com a parte teórica do curso básico de horta com bases ecológicas, e a tarde será na prática na propriedade Boa Vista do senhor Gerônimo Ferreira Sandim.
Por: Laziney Martins
Assessoria de Comunicação/J.CorreioMS