Campo Grande (MS), Domingo, 28 de Abril de 2024

IVINHEMA, MS: Prefeitura intensifica campanha contra câncer no Outubro Rosa

21/10/2014

16:02

CMS






O mês de outubro é dedicado exclusivamente a prevenção do câncer de mama. Conhecido por "Outubro Rosa", neste mês todas as mulheres entre 40 a 69 anos de idade são estimuladas a fazer o exame mamográfico.

No município de Ivinhema não é diferente, por meio da secretaria de Saúde e secretaria de Assistência Social, diversas ações foram realizadas no intuito de divulgar a campanha.

Além de palestras e encontros para discutir o tema, a secretaria de Saúde está realizando durante todo o mês uma campanha para coleta para exame de preventivo do Colo do Útero e exame clinico da mama, em todos os postos de saúde. 

Segundo a secretária de Saúde, Ana Claúdia Bühler, é preciso que as mulheres se conscientizem e façam a prevenção constantemente.

“O câncer de colo de útero e mama quando diagnosticado precocemente, tem chance de 100% de cura. No entanto são os maiores números causa de morte por Câncer em mulheres no Brasil, é preciso se cuidar e nossas unidades de saúde estão esperando para realizar o atendimento”, completou a secretária.

Dentro da programação, nesta segunda-feira (20) a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ivinhema, promoveu uma palestra sobre o tema “Câncer bucal e prevenção”, um assunto também abordado durante a campanha, a ministrante foi a cirurgiã dentista Cinthya Leal de Castro. 

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ivinhema, Maria Inês Monteiro Payne, explicou que sua equipe vem realizando trabalhos de combate e de apoio aos pacientes e seus familiares desde 2011. 

“Nosso trabalho é voltado a saúde e a prevenção dela, e contamos com o trabalho de voluntárias e com o apoio da sociedade. Agradeço a participação da prefeitura nessas ações que são muito importante para todas nós”, disse a presidente.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Valéria Chacarosqui, as mulheres precisam se auto examinar para que possam diagnosticar algum problema antes de um comprometimento maior da saúde.

“Estamos trabalhando um tema importante durante esse mês, por ser uma campanha mundial, mas não podemos esquecer de tomar todos os cuidados, tanto os preventivos, como o auto exame durante todo o resto do ano. Sabemos que se alguma doença for diagnosticada no seu início as chances de cura são enormes, então as mulheres devem ficar atentas e se cuidar”, finalizou a secretária.

No próximo sábado (25) será realizada uma blitze educativa à partir das 8h na Praça Nelito Câmara, e no domingo dia (26) às 8h será celebrada uma missa na Igreja Matriz São Paulo Apostolo, um encontro de todos os voluntários da campanha Outubro Rosa.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: