Hoje, 25 de novembro, é o Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, e o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social promove diversas ações de conscientização e também para chamar a atenção de toda sociedade.
Com o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Assistência Social, o CREAS realizou uma campanha municipal de Combate à Violência Contra Mulher.
As ações da campanha começaram no dia com palestra no CRAS Esperança em parceria com a Polícia Militar. No dia 14 houve a palestra no CRAS Parque União e no dia 17 o I Encontro Temático sobre Violência contra a Mulher. Hoje houve uma panfletagem na Avenida Onze
Um dos objetivos da campanha foi propor uma ampla discussão sobre o tema, ressaltando que a violência contra a mulher é crime e que é preciso denunciar.
Saiba mais:
A data de 25 de novembro de 1960 ficou conhecida mundialmente por conta do maior ato de violência cometida contra mulheres. As irmãs Dominicanas Pátria, Minerva, e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que lutavam por soluções para problemas sociais de seu país foram perseguidas, diversas vezes presas até serem brutalmente assassinadas.
A partir daí, 25 de novembro passa a ser uma data de grande importância, principalmente para aquelas que sofrem ou já sofreram violência.
Qualquer ato ou conduta baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública como na esfera particular” (Definição da convenção Interamericana para prevenir, punir e erradicar a violência contra a mulher, mais conhecida como convenção de Belém do Pará – 1994).
Onde buscar ajuda?
Central de Atendimento:
À mulher – 180
SOS mulher – 0800 67 1236
Polícia Militar – 190
Polícia Civil – (67) 3562 – 1210
CREAS – (67) 3562 – 1354/ 9626 -2683
Promotoria de Justiça – (67) 3562 - 2449
Fonte: Assecom