Campo Grande (MS), Terça-feira, 23 de Junho de 2026

POLÍTICA / ALERTA CONTRA RELAÇÕES ABUSIVAS

Lia Nogueira faz apelo contra relações abusivas durante feira com mais de mil pessoas

Deputada defende independência financeira das mulheres e reforça importância de romper ciclos de violência

08/03/2026

09:15

REDAÇÃO

MARIA GORETI

Deputada Lia Nogueira participou da feira Mulheres que Inspiram e destacou a importância da autonomia feminina

A deputada estadual Lia Nogueira fez um apelo para que mulheres não aceitem relações abusivas durante participação na feira Mulheres que Inspiram, realizada no município de Itaporã. O evento reuniu cerca de mil pessoas e destacou o protagonismo feminino na região.

Durante o encontro, a parlamentar afirmou que, mais do que celebrar o Dia Internacional da Mulher, é necessário refletir sobre os desafios enfrentados pelas mulheres e reforçar a importância de combater a violência.

Segundo a deputada, a independência financeira e o apoio entre mulheres são fundamentais para que vítimas de violência consigam romper ciclos abusivos e reconstruir suas vidas.

Lia Nogueira também mencionou os recentes casos de feminicídio registrados no estado e lembrou o caso da enfermeira Liliane de Souza Duarte, que gerou grande repercussão e comoção social em Mato Grosso do Sul.

Em discurso emocionado, a parlamentar relatou experiências pessoais e destacou que muitas mulheres enfrentam dificuldades semelhantes em suas trajetórias de vida.

Ela afirmou que mulheres não precisam permanecer em relações tóxicas e que, se necessário, é possível recomeçar a vida de forma independente.

A feira Mulheres que Inspiram é considerada uma das principais iniciativas de valorização do empreendedorismo feminino na região sul do estado. A programação contou com barracas de produtos, música ao vivo, serviços de beleza e até exames de visão gratuitos para a população.

Além de prestigiar o evento, a deputada anunciou o apoio a iniciativas voltadas à autonomia financeira das mulheres. Ela destinou emenda parlamentar de R$ 100 mil para a criação de uma feira de empreendedorismo feminino no município.

A proposta é oferecer oportunidades de geração de renda, especialmente para mulheres que buscam recomeçar a vida após situações de violência. A iniciativa é inspirada no projeto Projeto Benjamim de Caarapó.

Uma das participantes da feira, a feirante Dona Maria, destacou a importância do incentivo para fortalecer o trabalho das mulheres empreendedoras.

Segundo ela, a criação de uma feira permanente de empreendedorismo feminino pode representar oportunidade e dignidade para muitas trabalhadoras, ajudando na conquista da independência financeira.

Para a deputada, ações desse tipo mostram que o fortalecimento das mulheres passa também pela geração de renda e pela criação de novas oportunidades, caminhos que ajudam muitas a reconstruir suas histórias com dignidade e liberdade.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: