Campo Grande (MS), Terça-feira, 18 de Novembro de 2025

PADRONIZAÇÃO LINGUÍSTICA NO SETOR PÚBLICO

Lula sanciona lei que proíbe uso de linguagem neutra na administração pública

Nova norma institui Política Nacional de Linguagem Simples e veda termos como “todes” e “elu” em documentos oficiais

18/11/2025

09:25

REDAÇÃO

A Lei 15.263/2025 proíbe a utilização de formas de linguagem neutra em documentos e comunicações oficiais em todo o Brasil. @Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta semana a Lei nº 15.263/2025, que institui a Política Nacional de Linguagem Simples e proíbe o uso de formas de flexão de gênero neutro na comunicação da administração pública. A lei, publicada no Diário Oficial da União, vale para a União, estados, municípios e para todos os Poderes. 

De acordo com a nova legislação, a administração pública deve se comunicar de forma objetiva e acessível, com frases curtas, estrutura direta, vocabulário simples e evitando jargões técnicos.  Além disso, a norma determina que os textos sigam as regras consolidadas da língua portuguesa conforme o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) e o Acordo Ortográfico vedando explicitamente expressões como “todes”, “amigues” ou “elu”. 

Segundo o governo, a política contribui para uma comunicação pública mais clara e acessível, fortalecendo a transparência, facilitando o controle social e diminuindo a necessidade de intermediários no atendimento ao cidadão. 

A nova lei foi sancionada por Lula e também conta com a assinatura da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e do Advogado-Geral da União, Jorge Messias. 

A proibição do uso da linguagem neutra também reflete decisões anteriores do Supremo Tribunal Federal (STF), que já invalidou leis municipais ou estaduais sobre o tema, por entender que cabe apenas à União definir diretrizes de linguagem para a administração pública. 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: