Campo Grande (MS), Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2026

LICENCIAMENTO DE VEÍCULOS EM 2026

Detran divulga calendário anual de licenciamento para 2026 em MS

Prazos variam conforme o final da placa e começam a partir de abril

05/01/2026

08:35

REDAÇÃO

Modelo do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo referente ao exercício de 2026

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul publicou na edição desta segunda-feira, dia 5, do Diário Oficial do Estado, a portaria que fixa o Calendário Anual de Licenciamento de Veículos para o exercício de 2026. O cronograma estabelece os prazos para a regularização do licenciamento anual, de acordo com o número final da placa do veículo, conforme normas do Conselho Nacional de Trânsito.

O documento é assinado pelo diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Espíndola Trindade Júnior, e define que os prazos terão início em abril. Os veículos com placas de final 1 e 2 deverão ser licenciados nesse mês. Em maio, será a vez dos veículos com final 3. Já os finais 4 e 5 terão prazo em junho, enquanto o final 6 deverá ser regularizado em julho.

Na sequência, os veículos com placas de finais 7 e 8 deverão realizar o licenciamento em agosto. O final 9 terá prazo em setembro, e os veículos com placa final 0 deverão ser licenciados até o mês de outubro.

O Detran esclarece que o licenciamento anual é diferente do pagamento do IPVA. O IPVA é um tributo estadual que pode ser quitado à vista ou parcelado, enquanto o licenciamento corresponde à taxa obrigatória para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. Na prática, o prazo para licenciar o veículo começa somente após o vencimento da cota única do IPVA ou da primeira parcela do imposto.

A regularização dentro do prazo é essencial para que o veículo possa circular legalmente, evitando multas, pontos na Carteira Nacional de Habilitação e outras penalidades previstas na legislação de trânsito.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: