Campo Grande (MS), Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2026

MAIS SAÚDE, MENOS FILA

Programa que acelera cirurgias e exames é prorrogado até 31 de março em MS

Iniciativa se aproxima de três anos com mais de 43 mil cirurgias e 55 mil exames realizados

05/01/2026

08:00

REDAÇÃO

MARIA GORETI

Pacientes passam por cirurgias oftalmológicas em hospital de Fátima do Sul, dentro do programa MS Saúde Mais Saúde, Menos Fila. @Álvaro Rezende/Governo de MS/Arquivo

O programa MS Saúde Mais Saúde, Menos Fila teve sua vigência prorrogada até o dia 31 de março de 2026 em Mato Grosso do Sul. A decisão foi tomada pela Secretaria Estadual de Saúde e oficializada por meio de resolução publicada na edição desta segunda-feira, dia 5, do Diário Oficial do Estado.

Com a prorrogação, cirurgias e exames previstos dentro da iniciativa poderão ser realizados até a nova data limite. O mesmo prazo também se aplica aos pagamentos, ajustes financeiros e acertos de contas com prefeituras e instituições de saúde parceiras. Anteriormente, o encerramento estava previsto para 31 de dezembro de 2024, tanto para a execução dos procedimentos quanto para os repasses financeiros.

Lançado em maio de 2023, o programa é alinhado ao Programa Nacional de Redução de Filas, do Ministério da Saúde, e tem como objetivo acelerar o atendimento das demandas reprimidas durante a pandemia de covid-19. A meta inicial previa a realização de 5 mil cirurgias e 42,5 mil exames em um ano.

De acordo com dados atualizados nesta segunda-feira no Painel Mais Saúde da SES, o programa já contabiliza 43.564 cirurgias realizadas e 55.888 procedimentos diagnósticos em todo o Estado. As cirurgias oftalmológicas lideram o volume de atendimentos, com 25.160 procedimentos, seguidas pelas cirurgias do aparelho digestivo, órgãos anexos e parede abdominal, que somam 9.452.

Entre os exames, os mais realizados até o momento são a ressonância magnética, com 20.391 procedimentos, e a tomografia computadorizada, com 18.055 exames.

Segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde em junho do ano passado, o programa já havia recebido R$ 86.725.880,59 em investimentos, considerando recursos federais e estaduais. A SES informou que os dados financeiros atualizados estão sendo levantados e deverão ser divulgados posteriormente.

A prorrogação do MS Saúde Mais Saúde, Menos Fila reforça a estratégia do governo estadual de reduzir o tempo de espera por cirurgias e exames especializados, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde em Mato Grosso do Sul.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: