INTERIOR / CÂMARA MUNICIPAL
Ponta Porã realiza duas sessões ordinárias nesta terça-feira
Vereadores debatem projetos em áreas como controle interno, patrimônio cultural e legislação tributária
21/10/2025
07:35
REDAÇÃO
Vereadores participam de duas sessões ordinárias nesta terça-feira, 21, com extensa pauta legislativa no plenário da Câmara Municipal de Ponta Porã
A Câmara Municipal de Ponta Porã realiza nesta terça-feira, 21 de outubro, uma sessão conjunta com a realização da 33ª e da 34ª sessões ordinárias, conduzidas distintamente, uma após a outra. A pauta está recheada de projetos de lei, resoluções e debates em áreas diversas que impactam diretamente a gestão pública e a vida da população do município.
Na 33ª sessão ordinária, serão lidos ofícios do Poder Executivo encaminhando projetos de lei, entre eles o Projeto de Lei nº 30/2025 e o Projeto de Lei Complementar nº 14/2025.
Também será apresentado o Projeto de Lei Complementar nº 11/2025-CM, que trata sobre desconto para pagamento em parcela única do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), proposto pelo Executivo municipal.
Em segunda discussão e votação, está o Projeto de Lei nº 32/2025, que trata da desafetação e alienação de imóvel do município. Outro destaque é a leitura do Projeto de Lei nº 40/2025-CM, também do Executivo, que propõe a desafetação de outra área pública.
Já na 34ª sessão ordinária, os vereadores irão discutir a criação da Controladoria Geral do Poder Legislativo (CGL) com o Projeto de Lei nº 41/2025-CM, de autoria da Mesa Diretora. Também será lido o Projeto de Resolução nº 09/2025-CM, que institui o Código de Ética e Conduta dos membros do sistema de Controle Interno da Câmara Municipal.
Outra proposta importante da Mesa Diretora é o Projeto de Resolução nº 10/2025-CM, que altera a Resolução nº 01/2012-CM, referente ao Regimento Interno da Casa.
Além disso, será apresentado o Projeto de Decreto Legislativo nº 13/2025-CM, que concede Título de Cidadão Pontaporanense ao Desembargador Sérgio Fernandes Martins, por sugestão do vereador Agnaldo Pereira Lima.
Na parte de votações, dois projetos ganham destaque:
Projeto de Lei nº 33/2025, que declara a Fanfarra São José como patrimônio cultural imaterial de Ponta Porã, de autoria da vereadora professora Lourdes Monteiro;
Projeto de Lei nº 35/2025, que institui a campanha municipal de conscientização e prevenção à adultização precoce e à erotização infantil nas redes sociais, proposto pelos vereadores Anny Espínola e Carlos Bordão.
A programação reflete a diversidade de temas que integram o cotidiano legislativo do município, com foco em melhorias administrativas, valorização cultural e proteção à infância.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
FIEMS destaca papel da indústria no 3º Congresso dos Municípios de MS
Leia Mais
Lia Nogueira pede retomada de obra paralisada há mais de dois anos em Deodápolis
Leia Mais
Câmara CG reforça compromisso com a proteção às mulheres ao aderir ao movimento #TodosPorElas
Leia Mais
Boulos assume ministério e promete levar governo às ruas
Municípios