ALERTA À SAÚDE PÚBLICA
União estabelece protocolo para casos de intoxicação por metanol
Ministério da Saúde monitora aumento de casos em São Paulo e reforça orientações para atendimento imediato
30/09/2025
08:00
REDAÇÃO
Autoridades federais definem protocolo e reforçam medidas para conter intoxicação por metanol em São Paulo
O Ministério da Saúde monitora com atenção os casos de intoxicação por metanol no estado de São Paulo, onde já foram confirmados dez casos, incluindo três óbitos após o consumo de bebidas alcoólicas. Em resposta à situação, todas as unidades de saúde, especialmente as de urgência e emergência, foram orientadas a seguir o protocolo de notificação obrigatório para casos suspeitos de intoxicação exógena.
Em reunião extraordinária do Comitê Técnico do Sistema de Alerta Rápido do Governo Federal, realizada nesta segunda-feira (29), foi confirmado o décimo caso relacionado ao consumo de bebidas destiladas em ambientes sociais, como gin, whisky e vodka. Este novo padrão diverge do histórico anterior, quando as intoxicações estavam ligadas principalmente ao consumo de álcool adulterado por populações vulneráveis ou em situação de rua.
O encontro foi coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública e contou com a participação de órgãos como Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura e Pecuária, Anvisa, Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Científica, Instituto Médico Legal e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.
A Secretaria Nacional do Consumidor deve emitir alertas a fornecedores e consumidores, enquanto o Ministério da Agricultura avalia possíveis ações de fiscalização para garantir a segurança na comercialização das bebidas alcoólicas.
Entenda a intoxicação por metanol
O metanol é uma substância altamente tóxica que, ao ser ingerida, é metabolizada em produtos nocivos como formaldeído e ácido fórmico, podendo levar a danos graves e até óbito. Os principais sintomas incluem visão turva ou perda de visão, náuseas, vômitos, dores abdominais e sudorese.
Orientações para a população
Em caso de sintomas sugestivos de intoxicação, a recomendação é buscar atendimento médico imediato e informar pessoas que possam ter consumido a mesma bebida para avaliação preventiva. Os canais de orientação disponíveis são:
Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001
Centro de Informação e Assistência Toxicológica local
Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo: (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733
Na manhã desta terça-feira (30), os ministros da Justiça e Segurança Pública, da Saúde, e o diretor-geral da Polícia Federal realizarão coletiva para detalhar o plano de ação do governo federal diante da crise.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Campanha da Black Friday da Energisa MS permite negociar contas atrasadas com até 80% de desconto
Leia Mais
BR-163/MS segue com serviços de ampliação e manutenção nesta quinta-feira
Leia Mais
A importância da troca adequada de velas de ignição para o bom funcionamento do motor
Leia Mais
GGIT: atuação integrada reflete na redução da mortalidade no trânsito em Campo Grande
Municípios