ALERTA À SAÚDE PÚBLICA
União estabelece protocolo para casos de intoxicação por metanol
Ministério da Saúde monitora aumento de casos em São Paulo e reforça orientações para atendimento imediato
30/09/2025
08:00
REDAÇÃO
Autoridades federais definem protocolo e reforçam medidas para conter intoxicação por metanol em São Paulo
O Ministério da Saúde monitora com atenção os casos de intoxicação por metanol no estado de São Paulo, onde já foram confirmados dez casos, incluindo três óbitos após o consumo de bebidas alcoólicas. Em resposta à situação, todas as unidades de saúde, especialmente as de urgência e emergência, foram orientadas a seguir o protocolo de notificação obrigatório para casos suspeitos de intoxicação exógena.
Em reunião extraordinária do Comitê Técnico do Sistema de Alerta Rápido do Governo Federal, realizada nesta segunda-feira (29), foi confirmado o décimo caso relacionado ao consumo de bebidas destiladas em ambientes sociais, como gin, whisky e vodka. Este novo padrão diverge do histórico anterior, quando as intoxicações estavam ligadas principalmente ao consumo de álcool adulterado por populações vulneráveis ou em situação de rua.
O encontro foi coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública e contou com a participação de órgãos como Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura e Pecuária, Anvisa, Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Científica, Instituto Médico Legal e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.
A Secretaria Nacional do Consumidor deve emitir alertas a fornecedores e consumidores, enquanto o Ministério da Agricultura avalia possíveis ações de fiscalização para garantir a segurança na comercialização das bebidas alcoólicas.
Entenda a intoxicação por metanol
O metanol é uma substância altamente tóxica que, ao ser ingerida, é metabolizada em produtos nocivos como formaldeído e ácido fórmico, podendo levar a danos graves e até óbito. Os principais sintomas incluem visão turva ou perda de visão, náuseas, vômitos, dores abdominais e sudorese.
Orientações para a população
Em caso de sintomas sugestivos de intoxicação, a recomendação é buscar atendimento médico imediato e informar pessoas que possam ter consumido a mesma bebida para avaliação preventiva. Os canais de orientação disponíveis são:
Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001
Centro de Informação e Assistência Toxicológica local
Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo: (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733
Na manhã desta terça-feira (30), os ministros da Justiça e Segurança Pública, da Saúde, e o diretor-geral da Polícia Federal realizarão coletiva para detalhar o plano de ação do governo federal diante da crise.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Hospital de Câncer inicia maior campanha de mamografias gratuitas de MS
Leia Mais
Outubro Rosa reforça importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero
Leia Mais
Dia Internacional do Café destaca importância econômica, cultural e social da bebida
Leia Mais
Rinaldo Modesto celebra revogação de decreto que retirava gratificações de professores da Reme
Municípios