REFORÇO NO SISTEMA JUDICIÁRIO
Mato Grosso do Sul pode ganhar seis novas varas federais
Proposta aprovada pelo CJF busca ampliar o acesso à Justiça em cidades estratégicas do Estado
13/09/2025
08:00
REDAÇÃO
Ampliação da Justiça Federal em MS inclui varas em Dourados, Corumbá, Bonito, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas
O Conselho da Justiça Federal (CJF) aprovou nesta sexta-feira (12) a proposta de criação de seis novas varas federais em Mato Grosso do Sul, com unidades previstas para os municípios de Dourados, Corumbá, Bonito, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas. A iniciativa tem como objetivo otimizar o sistema judiciário e melhorar o acesso da população à Justiça Federal.
A proposta agora segue para análise do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e, posteriormente, tramitação no Congresso Nacional.
A medida atende a demandas históricas de advogados e cidadãos que enfrentam dificuldades com deslocamentos e lentidão no atendimento judicial em várias regiões do Estado.
Durante visita recente a Mato Grosso do Sul, o presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, destacou a importância da descentralização do Judiciário:
“Queremos que essa iniciativa seja um cartão de visita da magistratura federal brasileira.”
A comitiva do CJF e do TRF3 foi recebida pelo governador Eduardo Riedel e pela procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, que reforçaram o compromisso do Executivo estadual com o fortalecimento da Justiça.
“A ampliação das varas vai proporcionar uma melhora significativa nos serviços prestados à nossa população. Esse resultado é fruto da caminhada da direção do TRF3, que sempre manteve diálogo com o Executivo”, destacou a procuradora.
Com uma das maiores taxas de crescimento populacional e econômico do país, Mato Grosso do Sul passa a ser visto como prioridade para o avanço da Justiça Federal, em especial em regiões de fronteira e com forte atividade econômica.
Caso a proposta seja aprovada nas próximas etapas, as novas varas representarão um importante marco para a democratização do acesso à Justiça no Estado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS fecha acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
Leia Mais
Ana Castela comemora 22 anos com surpresa romântica de Zé Felipe
Leia Mais
Arauco destaca coragem e responsabilidade ao comunicar ações sustentáveis durante a COP 30
Leia Mais
Sala Lilás é inaugurada em Pedro Gomes e reforça o enfrentamento à violência contra a mulher em MS
Municípios