Campo Grande (MS), Quarta-feira, 03 de Setembro de 2025

ALMS / SUSTENTABILIDADE EM FOCO

Deputado destaca papel da conectividade e da educação ambiental em MS

Renato Câmara reforça importância da integração entre ações locais e consciência coletiva durante fórum sobre meio ambiente

02/09/2025

12:10

REDAÇÃO

Deputado Renato Câmara defende que pequenas ações sustentáveis, quando conectadas, têm potencial para transformar realidades em MS

O deputado Renato Câmara (MDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), destacou a importância da educação ambiental, da conectividade entre setores da sociedade e de ações conjuntas para promover um futuro mais sustentável no estado.

O posicionamento foi apresentado durante pronunciamento na tribuna nesta terça-feira (2), após sua participação no 1º Fórum MS Sustentabilidade, promovido pela organização social Instituição DuBem.

“Tenho a grata satisfação de ter participado hoje pela manhã do fórum, que abordou temas como Lixo Zero, reciclagem, recuperação de nascentes e projetos sociais com participação de diversas empresas e instituições, entre elas o Hospital São Julião”, afirmou o parlamentar.

Sustentabilidade com interconexão

Renato Câmara ressaltou que a questão ambiental é complexa e precisa ser tratada por meio de ações integradas, que envolvam todos os setores da sociedade poder público, empresas, instituições de ensino e a população.

“Essa complexidade só pode ser vista de forma conectada. Temos que criar pontes entre todos os segmentos, com alicerces sólidos que sustentem ideias e transformem em resultados concretos. O que parece pouco, quando somado, interfere no todo”, afirmou.

Ele também destacou que atitudes simples, como a separação correta do lixo em casa, devem ser estimuladas e valorizadas.

“Mesmo pequenas ações, se feitas com consciência, ajudam a transformar a realidade do nosso meio ambiente. Precisamos reforçar essa cultura”, acrescentou.

Clima, educação e engajamento

O parlamentar comentou ainda sobre os efeitos das mudanças climáticas, reforçando a necessidade de consciência coletiva diante dos impactos ambientais.

“Estamos vendo mudanças que afetam o clima. Algumas são cíclicas, outras resultado da ação humana. Não é hora de buscar culpados, mas de perguntar: o que posso fazer a mais? Seja em casa, no trabalho, na propriedade rural. A educação ambiental é um caminho essencial.”

Renato Câmara destacou que o avanço da educação ambiental nas últimas décadas já tem dado frutos e precisa ser ampliado, especialmente com ações voltadas às escolas, comunidades e meios de comunicação.

Audiência pública e símbolo ambiental

Ao final de sua fala, o deputado convidou a sociedade para acompanhar a audiência pública realizada pela Comissão de Meio Ambiente da ALEMS, com foco na escolha da ave símbolo da Mata Atlântica no estado.

“Vamos tratar da escolha da ave símbolo da Mata Atlântica, considerando também os biomas do Pantanal e das Bacias do Paraná e Ivinhema. Um símbolo também é uma ferramenta de educação, de identidade e de engajamento para a conservação”, destacou.

A audiência integra as ações preparatórias para a COP15, que será realizada em Campo Grande, em março de 2026, e deve reunir representantes de diversos países para discutir a conservação das espécies migratórias e seus habitats.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: