INVESTIMENTOS INTERNACIONAIS
Missão Ásia fortalece parcerias no Japão e projeta Mato Grosso do Sul como destino estratégico
Comitiva sul-mato-grossense apresentou o potencial produtivo, sustentável e seguro do Estado a gigantes empresariais japoneses durante agendas em Tóquio e na Expo Osaka 2025
13/08/2025
08:15
REDAÇÃO
Comitiva de MS em reunião com representantes da Sumitomo Corporation, em Tóquio – Foto: Governo do Estado de MS/Divulgação
A passagem da Missão Ásia pelo Japão consolidou o posicionamento de Mato Grosso do Sul como um dos destinos mais atrativos do Brasil para investidores estrangeiros. Encerrando a etapa japonesa nesta terça-feira (12), a comitiva liderada pelo governador Eduardo Riedel cumpriu agendas estratégicas em Tóquio e na Expo Osaka 2025, evento internacional que reunirá 158 países e deve atrair mais de 28 milhões de visitantes.
Durante as reuniões, o grupo apresentou o ambiente de negócios do Estado, com destaque para a segurança jurídica, infraestrutura, compromisso com a sustentabilidade e grande potencial agrícola e industrial.
Encontros estratégicos com gigantes globais
Em Tóquio, a comitiva teve reuniões com os grupos Sumitomo, Mitsui e a agência japonesa de cooperação internacional JICA, empresas com forte atuação nos setores de infraestrutura, agropecuária, energia e recuperação ambiental.
“Foi um dia produtivo e de expectativas positivas para o Estado. Demonstramos que MS é um lugar confiável para grandes investimentos”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
O presidente da Assembleia Legislativa de MS, deputado Gerson Claro, reforçou que o Estado vem se consolidando como um polo moderno, competitivo e aberto a parcerias internacionais. Ele destacou o diferencial da Missão Ásia, que envolveu Executivo, Legislativo e setor privado, demonstrando unidade institucional e gerando maior confiança nos investidores.
“Mostramos um Estado com solidez, visão sustentável e um ambiente pronto para acolher projetos globais”, disse Gerson.
Perspectivas otimistas e projetos estruturantes
De acordo com Sérgio Longen, presidente da Fiems, as conversas no Japão deixaram clara a receptividade das empresas em investir em solo sul-mato-grossense:
“Vamos avançar com projetos estruturantes que vão transformar nosso Estado. Saímos animados e confiantes de que o Japão será um parceiro estratégico.”
A Missão Ásia, que teve início no dia 4 de agosto, passou também pela Índia e agora segue para Singapura, encerrando a jornada no dia 16. Além de atrair investimentos, a missão busca ampliar mercados, atrair novas tecnologias e consolidar parcerias comerciais sustentáveis.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
ALEMS designa representantes para grupo de trabalho que discute direitos da pessoa idosa
Leia Mais
Deputados votam obrigatoriedade de comunicação sobre registros de nascimento sem paternidade
Leia Mais
Prevenção passa por educação, cultura e responsabilidade coletiva
Leia Mais
Agosto Dourado destaca leite materno como essencial para o desenvolvimento cerebral e a proteção da vida
Municípios