INVESTIMENTOS INTERNACIONAIS
Missão Ásia fortalece parcerias no Japão e projeta Mato Grosso do Sul como destino estratégico
Comitiva sul-mato-grossense apresentou o potencial produtivo, sustentável e seguro do Estado a gigantes empresariais japoneses durante agendas em Tóquio e na Expo Osaka 2025
13/08/2025
08:15
REDAÇÃO
Comitiva de MS em reunião com representantes da Sumitomo Corporation, em Tóquio – Foto: Governo do Estado de MS/Divulgação
A passagem da Missão Ásia pelo Japão consolidou o posicionamento de Mato Grosso do Sul como um dos destinos mais atrativos do Brasil para investidores estrangeiros. Encerrando a etapa japonesa nesta terça-feira (12), a comitiva liderada pelo governador Eduardo Riedel cumpriu agendas estratégicas em Tóquio e na Expo Osaka 2025, evento internacional que reunirá 158 países e deve atrair mais de 28 milhões de visitantes.
Durante as reuniões, o grupo apresentou o ambiente de negócios do Estado, com destaque para a segurança jurídica, infraestrutura, compromisso com a sustentabilidade e grande potencial agrícola e industrial.
Encontros estratégicos com gigantes globais
Em Tóquio, a comitiva teve reuniões com os grupos Sumitomo, Mitsui e a agência japonesa de cooperação internacional JICA, empresas com forte atuação nos setores de infraestrutura, agropecuária, energia e recuperação ambiental.
“Foi um dia produtivo e de expectativas positivas para o Estado. Demonstramos que MS é um lugar confiável para grandes investimentos”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
O presidente da Assembleia Legislativa de MS, deputado Gerson Claro, reforçou que o Estado vem se consolidando como um polo moderno, competitivo e aberto a parcerias internacionais. Ele destacou o diferencial da Missão Ásia, que envolveu Executivo, Legislativo e setor privado, demonstrando unidade institucional e gerando maior confiança nos investidores.
“Mostramos um Estado com solidez, visão sustentável e um ambiente pronto para acolher projetos globais”, disse Gerson.
Perspectivas otimistas e projetos estruturantes
De acordo com Sérgio Longen, presidente da Fiems, as conversas no Japão deixaram clara a receptividade das empresas em investir em solo sul-mato-grossense:
“Vamos avançar com projetos estruturantes que vão transformar nosso Estado. Saímos animados e confiantes de que o Japão será um parceiro estratégico.”
A Missão Ásia, que teve início no dia 4 de agosto, passou também pela Índia e agora segue para Singapura, encerrando a jornada no dia 16. Além de atrair investimentos, a missão busca ampliar mercados, atrair novas tecnologias e consolidar parcerias comerciais sustentáveis.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
BR-163/MS tem trechos com desvios e pare-e-siga nesta quinta-feira
Leia Mais
Audiência pública binacional debaterá acesso a serviços públicos em cidades gêmeas
Leia Mais
Lia Nogueira solicita novo veículo para reforçar atendimentos no município
Leia Mais
Clóvis de Barros e Zico unem filosofia e esporte para inspirar empreendedores
Municípios