CLIMA EM MATO GROSSO DO SUL
Fim de semana começa com calor intenso, mas frente fria muda o tempo no domingo em MS
Sexta e sábado serão marcados por sol e temperaturas elevadas, mas domingo chega com chuva, ventania e queda nos termômetros em boa parte do Estado.
01/08/2025
06:30
REDAÇÃO
Sol forte e baixa umidade predominam no início do fim de semana em Campo Grande; mudança no tempo traz alívio com frente fria e pancadas de chuva no domingo. @Maraia Goreti
O primeiro fim de semana de agosto em Mato Grosso do Sul será marcado por extremos no tempo. Enquanto a sexta-feira (1º) e o sábado (2) serão de sol forte e calor intenso, o domingo (3) deve apresentar mudanças bruscas no clima, com aumento de nuvens, possibilidade de pancadas de chuva e queda nas temperaturas em diversas regiões do Estado.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), uma massa de ar seco e um sistema de alta pressão atmosférica mantêm o tempo firme e a baixa nebulosidade até sábado, sem previsão de chuva. No entanto, a condição preocupa por conta da baixa umidade relativa do ar, que pode variar entre 15% e 35%, atingindo níveis de atenção.
A orientação é para que a população redobre os cuidados com a saúde: aumentar a ingestão de líquidos, evitar atividades físicas ao ar livre nas horas mais quentes do dia e, se possível, utilizar umidificadores de ambiente ou toalhas úmidas em casa.
Durante o sábado, os ventos ganham força, podendo registrar rajadas acima de 50 km/h. A partir da tarde, especialmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste, há possibilidade de aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva, indicando o início da virada no tempo.
As temperaturas seguirão elevadas nos dois primeiros dias do fim de semana. No sul, cone-sul e grande Dourados, os termômetros devem variar entre 11°C e 32°C. Na região pantaneira e sudoeste, o calor será mais intenso, com mínimas de até 25°C e máximas chegando aos 35°C. Nas regiões do bolsão, leste e norte, as temperaturas devem oscilar entre 12°C e 35°C. Em Campo Grande, a variação esperada é de 16°C a 33°C.
O domingo deve marcar uma virada significativa no tempo. A chegada de uma frente fria, acompanhada de áreas de baixa pressão e transporte de ar quente e úmido, favorecerá o desenvolvimento de instabilidades em praticamente todo o território sul-mato-grossense.
As chuvas devem atingir todas as regiões, com maior intensidade no sul, sudeste e sudoeste do Estado, onde os acumulados podem superar os 30 milímetros em 24 horas. Há risco de tempestades com raios, ventos fortes e eventual queda de granizo.
Com a mudança no padrão atmosférico, as temperaturas entram em declínio já no domingo e a tendência é de tempo instável também na segunda-feira (4). As mínimas devem variar entre 14°C e 18°C no sul e em Dourados, com máximas não ultrapassando os 28°C. No Pantanal e sudoeste, as mínimas devem ficar em torno de 17°C e as máximas chegam a 31°C. Nas regiões leste, norte e bolsão, os termômetros devem atingir até 32°C. Em Campo Grande, a previsão aponta mínima de 16°C e máxima de 30°C.
Os ventos, que no início do fim de semana sopram do quadrante norte, devem mudar para o sul ao longo da segunda-feira, com velocidades entre 40 e 60 km/h, podendo registrar rajadas ainda mais intensas em pontos isolados.
A população deve ficar atenta aos avisos meteorológicos e, em caso de tempestades, buscar abrigo em local seguro, longe de árvores, estruturas metálicas e áreas alagáveis.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governo de MS forma 427 novos policiais militares e reforça segurança no Estado
Leia Mais
Pré-selecionados no Fies 2025 têm até hoje para complementar inscrição
Leia Mais
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 85 milhões
Leia Mais
Funtrab oferece mais de 3,6 mil vagas de trabalho em Mato Grosso do Sul
Municípios