Campo Grande (MS), Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025

PROTEÇÃO EM DEBATE

Ministério da Saúde abre consulta pública sobre vacina contra meningite B no SUS

Imunizante é recomendado por especialistas e já está disponível na rede privada; proposta pode ampliar cobertura infantil no sistema público

31/07/2025

08:00

REDAÇÃO

Campanha nacional de vacinação em unidade de saúde do Rio de Janeiro

A partir desta quinta-feira (31), o Ministério da Saúde abre uma consulta pública sobre a inclusão da vacina contra o meningococo B (meningo B) no Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante previne a forma mais prevalente da meningite meningocócica, uma doença grave que pode causar sequelas permanentes ou até levar à morte.

Hoje, o SUS já oferece vacinas contra os sorotipos A, C, W e Y, mas a meningo B só está disponível na rede privada de saúde. A proposta de incorporação foi apresentada à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) pela farmacêutica GSK, fabricante do imunizante.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 2.357 casos de meningite bacteriana em 2025, com 454 mortes. Pelo menos 138 casos foram causados por meningococo tipo B, resultando em 21 óbitos. Entre os sobreviventes, de 10% a 20% apresentam sequelas como surdez, amputações e comprometimento neurológico.

“A meningo B é uma ameaça real e rápida. A vacinação é essencial para prevenir perdas irreversíveis”, alertam sociedades médicas que recomendam a inclusão do imunizante no calendário infantil.

A vacina é indicada em três doses: aos 3, 5 e 12 meses de idade. O custo estimado de sua incorporação ao SUS é de R$ 6,1 bilhões em cinco anos, mas, segundo o dossiê apresentado pela farmacêutica, a medida poderia reduzir os custos com internações e tratamentos de casos graves.

A consulta pública estará disponível por 20 dias no site da Conitec. Após esse prazo, as contribuições da sociedade serão avaliadas para a elaboração do relatório final, que recomendará ou não a incorporação da vacina no sistema público.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: