AVALIAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA FORMANDOS
Inscrições para o Enamed terminam nesta quarta-feira; prova será em outubro
Exame é obrigatório para concluintes de medicina e requisito para colação de grau; médicos formados podem participar para concorrer ao Enare
30/07/2025
07:20
AGÊNCIA BRASIL
MARIA GORETI
Médicos chegando para etapa do Revalida em edições anteriores; agora, estudantes de medicina no Brasil passam a ser avaliados pelo Enamed (Foto: Reprodução/Agência Brasil)
Termina às 23h59 desta quarta-feira (30) o prazo de inscrição para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), avaliação obrigatória para estudantes concluintes do curso de medicina. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema Enamed, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O mesmo prazo vale para solicitações de atendimento especializado e uso de nome social, no caso de pessoas trans.
Substituto do Enade para os cursos de medicina, o Enamed será aplicado anualmente a partir de 2025. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC), coordenada pelo Inep em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), visa aprimorar a qualidade da formação médica no país.
O exame é obrigatório para estudantes concluintes do curso de medicina, desde que devidamente habilitados e inscritos pelo coordenador do curso na instituição de ensino. O Enamed será um pré-requisito para a colação de grau desses estudantes.
Médicos já formados podem participar de forma opcional, desde que desejem disputar vagas nos programas de residência médica de acesso direto oferecidos pelo Exame Nacional de Residência (Enare).
Inscrição e solicitações de atendimento: 7 a 30 de julho
Resultado das solicitações: 11 de agosto
Período de recursos: 11 a 15 de agosto
Resultado dos recursos: 20 de agosto
Preenchimento do questionário do estudante: 18 de agosto a 18 de outubro
Aplicação das provas: 19 de outubro
A prova do Enamed 2025 será aplicada em 19 de outubro e contará com 100 questões objetivas de múltipla escolha, distribuídas igualmente entre as seguintes áreas da medicina:
Clínica médica
Cirurgia
Ginecologia e obstetrícia
Pediatria
Medicina da família e comunidade
Saúde coletiva
Saúde mental
Além da prova, os estudantes deverão preencher um questionário obrigatório, conforme os moldes do antigo Enade, e de acordo com os currículos e normativas da profissão médica no Brasil.
Os participantes do Enamed que desejam ingressar na residência médica deverão se inscrever no Enare (Exame Nacional de Residência), que oferece um processo seletivo unificado nacional.
Na edição de 2025, o Enare vai oferecer 11.388 vagas em 237 instituições, incluindo programas de residência médica, uniprofissional e multiprofissional na área da saúde. O número representa um aumento de 28% em relação à edição anterior.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mulher espancada por ex-jogador de basquete terá que passar por cirurgias na face
Leia Mais
ANS mantém início da mamografia aos 50 anos e reforça cobertura para casos com indicação médica
Leia Mais
Rinoplastia: estética ou saúde? Entenda quando a cirurgia do nariz é necessária
Leia Mais
INSS paga ressarcimento a mais de 1,2 milhão de aposentados até quinta-feira
Municípios