Campo Grande (MS), Quarta-feira, 30 de Julho de 2025

RISCO À SAÚDE 

Anvisa suspende uso e venda de próteses mamárias e glúteas de fabricante chinesa

Inspeção aponta 47 irregularidades graves na produção; produtos não podem ser comercializados, usados ou divulgados no Brasil

29/07/2025

08:00

REDAÇÃO

A medida foi divulgada nesta segunda-feira, 28 - Foto: Freepik

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta segunda-feira (28) a suspensão imediata da comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso de próteses mamárias, glúteas e provadores fabricados pela empresa chinesa Shanghai Dong Yue Medical Health Product Co. Ltd.

A decisão foi tomada após inspeção sanitária na linha de produção da fabricante, que revelou o descumprimento das Boas Práticas de Fabricação (BPF) exigidas para dispositivos médicos. Segundo a Anvisa, foram identificadas 47 irregularidades, consideradas de risco “maior” e “crítico”, comprometendo diretamente a qualidade e a segurança dos produtos.

Os produtos eram importados para o Brasil pela empresa Parts Import Comércio de Importação e Exportação Ltda. Estão suspensos todos os lotes fabricados a partir de 1º de maio de 2025 dos seguintes itens:

  • Prótese glútea ISD

  • Prótese mamária ISD texturizada

  • Provadores para prótese mamária ISD texturizada

  • Provadores para prótese glútea ISD

A Anvisa alerta que próteses são dispositivos médicos de alto risco, exigindo controle rigoroso na fabricação. Diante da gravidade das falhas encontradas, a orientação é que pacientes que já tenham recebido implantes desses modelos consultem imediatamente seus médicos.

A agência reforça que está monitorando o caso e poderá aplicar novas medidas, caso necessário, para garantir a proteção da saúde pública.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: