Campo Grande (MS), Terça-feira, 22 de Julho de 2025

SAÚDE E NUTRIÇÃO

Alimentação pode influenciar sintomas da psoríase, aponta estudo

Dieta rica em ultraprocessados e carnes vermelhas está ligada à piora da inflamação, enquanto padrões saudáveis podem aliviar os sintomas

22/07/2025

08:00

REDAÇÃO

Estudo associa dieta inflamatória a sintomas mais graves da psoríase; padrões alimentares saudáveis ajudam a aliviar o quadro clínico. @Freepik

Um estudo publicado no British Journal of Nutrition aponta que a alimentação tem influência direta na gravidade dos sintomas da psoríase, uma doença inflamatória crônica da pele. Segundo a pesquisa, dietas com perfil inflamatório, ricas em ultraprocessados, carnes vermelhas e açúcares simples, estão associadas a casos mais graves da doença.

A análise envolveu 257 adultos com psoríase, que responderam a questionários sobre padrões alimentares e tiveram os sintomas avaliados com ferramentas clínicas validadas. Os resultados mostram que quanto mais saudável a dieta, mais leves os sintomas da condição.

“Essa relação é coerente com o que já sabemos sobre a fisiopatologia da psoríase. A dieta pode modular processos inflamatórios sistêmicos”, explica a dermatologista Barbara Miguel, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Dieta como aliada no tratamento

Embora a alimentação não substitua os medicamentos, ela pode potencializar os resultados do tratamento e atuar no controle de comorbidades associadas, como obesidade, síndrome metabólica e doenças cardiovasculares.

Alimentos ricos em fibras, vegetais, frutas, oleaginosas e minimamente processados oferecem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem contribuir no controle da psoríase. Já uma alimentação baseada em gorduras saturadas, carnes processadas e ultraprocessados agrava o estado inflamatório do organismo.

Para a dermatologista, uma abordagem multidisciplinar é essencial: “Precisamos olhar além da pele. Os hábitos de vida, incluindo a alimentação, devem fazer parte do plano terapêutico, especialmente em pacientes com sobrepeso”, reforça.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: