Campo Grande (MS), Segunda-feira, 03 de Novembro de 2025

INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL

Campo Grande e Iquique discutem voo comercial e turístico

Reunião estratégica visa consolidar a Rota Bioceânica, promovendo integração econômica, logística e turística entre Brasil e Chile.

03/11/2025

07:45

REDAÇÃO

A Prefeitura de Campo Grande sediou, na quinta-feira (30), uma reunião estratégica com autoridades do Brasil e do Chile para discutir a implantação de um voo comercial e turístico ligando Campo Grande (MS) a Iquique (Chile). A iniciativa reforça os avanços da Rota Bioceânica e busca integrar o desenvolvimento econômico, logístico e turístico entre os países que compõem o corredor que liga o Centro-Oeste brasileiro ao Oceano Pacífico.

A prefeita Adriane Lopes afirmou que o encontro representa um passo concreto para viabilizar a ligação aérea entre as duas cidades, ampliando oportunidades econômicas e turísticas para Campo Grande.

“Estamos recepcionando aqui na Prefeitura o prefeito Maurício Soria, de Iquique, para tratarmos de um voo comercial e turístico entre as nossas cidades. Esse é um passo importante para viabilizar a Rota Bioceânica, gerando oportunidades e fortalecendo o desenvolvimento das nossas regiões”, destacou a prefeita.

Para o prefeito de Iquique, Maurício Soria, a conexão aérea é essencial para intensificar a integração comercial e turística.
“Estamos a apenas três horas de voo entre Campo Grande e Iquique. Temos grandes atrativos turísticos e potencial comercial por meio da Zona Franca e do nosso porto. A rota bioceânica já é uma realidade, e essa ligação aérea será essencial para gerar empregos e desenvolvimento para ambas as cidades”, afirmou.

O ministro de carreira João Carlos Parkinson ressaltou que o corredor bioceânico deve ser explorado em todas as modalidades de transporte — rodoviário, ferroviário, hidroviário e aéreo — e que a ligação entre Campo Grande e Iquique representa oportunidade estratégica.

“O voo Campo Grande–Iquique tem demanda e sustentação para fortalecer o corredor bioceânico. Empresários sul-mato-grossenses precisam conhecer as vantagens da Zona Franca de Iquique, que reúne mais de 600 empresas de diferentes nacionalidades. Essa integração pode gerar empregos, agregar valor e impulsionar o desenvolvimento regional”, destacou.

O diretor do Aeroporto Internacional de Campo Grande, Usiel Paulo Vieira, ressaltou que a capital sul-mato-grossense possui infraestrutura pronta para receber operações internacionais.

“Campo Grande tem estrutura completa para receber qualquer tipo de aeronave e realizar operações de cargas e passageiros com destino a Iquique. Temos terminal de cargas preparado para despacho aduaneiro e terminal de passageiros pronto para receber voos internacionais”, explicou.

O presidente do Sindha/MS, Juliano Wertheimer, representando o setor produtivo, destacou o papel estratégico da iniciativa.
“Esse voo conecta a capital da Rota Bioceânica ao Oceano Pacífico e cria um novo eixo logístico entre o Brasil e o Chile. Além do potencial empresarial, há também um enorme atrativo turístico, unindo o Pantanal aos Andes e ao Pacífico. É uma grande iniciativa da Prefeitura de Campo Grande, em parceria com o setor produtivo e o governo chileno”, afirmou.

Os primeiros contatos para viabilizar o voo foram iniciados pela Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Semades), durante o VII Fórum Subnacional do Corredor Bioceânico, realizado em Jujuy (Argentina), no início de outubro.

O encontro contou com a presença da prefeita Adriane Lopes, do prefeito de Iquique Maurício Soria, do ministro João Carlos Parkinson, do diretor do Aeroporto Internacional de Campo Grande, Usiel Paulo Vieira, e de representantes do setor produtivo, como Juliano Wertheimer. Também participaram equipes técnicas da Semades e da Secretaria Especial de Planejamento e Parcerias Estratégicas (Seppe).

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: