SAÚDE
Casos confirmados de intoxicação por metanol chegam a 59 no Brasil
Até o momento, 15 pessoas morreram após ingerir bebidas alcoólicas adulteradas; autoridades alertam para risco à saúde.
30/10/2025
07:35
REDAÇÃO
Autoridades alertam para risco de intoxicação por bebidas alcoólicas adulteradas; 59 casos foram confirmados em cinco estados do país © UFPR/Divulgação
Os casos confirmados de pessoas intoxicadas por metanol subiram para 59, segundo atualização divulgada nesta quarta-feira (29) pelo Ministério da Saúde. O estado de São Paulo lidera o número de casos confirmados, com 46, seguido por Paraná (6), Pernambuco (5), Rio Grande do Sul (1) e Mato Grosso (1).
O número de mortes em razão da intoxicação permanece em 15: nove em São Paulo, três no Paraná e três em Pernambuco. Outros nove óbitos estão sendo investigados: três em Pernambuco, dois no Paraná, um em Minas Gerais, um no Mato Grosso do Sul e dois em São Paulo.
O Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (CVS) reforçou que bebidas alcoólicas de origem clandestina ou sem procedência confiável podem conter substâncias tóxicas e até letais, representando risco grave à saúde.
Denúncias sobre possíveis irregularidades e suspeitas a respeito de bebidas adulteradas podem ser enviadas pelo Disque Denúncia 181 ou pelo site da Polícia Civil de São Paulo. O Procon-SP também recebe denúncias pelo Disque 151 e pelo site do serviço.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Santa Casa de Campo Grande receberá mais de R$ 54 milhões em 2026 para enfrentar crise financeira
Leia Mais
Virada do ano exige atenção com fogos e caixas de som para evitar danos à audição
Leia Mais
Ana Castela e Zé Felipe anunciam término e movimentam redes sociais
Leia Mais
Veja dicas para se proteger da onda de calor que atinge o país
Municípios